09 JUL 2013
Governo municipal contrata empresa de engenharia para projetar trânsito

O compromisso assumido pelo atual governo municipal relacionado às melhorias do trânsito local começou a ser cumprido nesta terça-feira, quando foram abertas as propostas do processo licitatório 2630/2013.  Três empresas participaram da concorrência, que teve por objetivo a contratação de uma delas para estudo de engenharia do tráfego da cidade.

Após a apresentação dos documentos e das propostas financeiras foi dada como vencedora a RVP Engenharia LTDA, de Lajeado. Com experiência na elaboração de levantamentos de tráfego em várias cidades gaúchas e catarinenses, a empresa foi a vencedora por apresentar o menor valor e também por estar de acordo com todas as exigências contidas no edital – como preconiza a legislação.

O prefeito João Carlos fez questão de testemunhar a reunião, coordenada pela chefe do Setor de Licitações, Letícia Nunes. O secretário dos Transportes, Paulo dos Santos e o diretor do Departamento de Trânsito, Clayton Dworzecki também participaram. A fim de simbolizar a transparência do processo, o prefeito convidou o presidente do Conselho Municipal de Trânsito, Marco Pires para acompanhar a reunião. A licitação foi acompanhada ainda por Maurício Machado e Júlio Tavares, membros da Comissão de Licitação.

“Esse é um momento importante para todos nós, governo e população. Estamos começando a trabalhar em algo que nos é muito cobrado e que, de fato, se constitui num problema, que é o nosso trânsito. Problema bom é verdade, pois é o sinal de crescimento, mas que temos de enfrentá-lo”, comentou o prefeito ao justificar a contratação: “Temos várias ações feitas no trânsito, mas de forma isolada e com efeito incerto; agora teremos um norte, saberemos o que fazer”, projetou.

Cruzamento de dados

Diretor da RPV, o engenheiro Rui Voldinei Pires explicou que todo o trabalho, cujo prazo de conclusão é de 90 dias a partir da assinatura do contrato, “terá como base o aspecto técnico científico”. Para isso, explicou ele: “haverá o cruzamento de diversos dados – os oficiais e os dos setores de trânsito e de segurança, além daqueles que a empresa levantar - com medidas físicas e números relacionados a fluência do tráfego”. Concluído o trabalho, a prefeitura receberá um documento contendo os diagnósticos e soluções. Após a entrega, o estudo será debatido com o Conselho Municipal de Trânsito, representado por todos os segmentos da sociedade, para ai sim começar a ser implantado.