09 JUL 2013
Um elo cada vez mais abrangente

Com uma expressiva visitação, a 11ª edição da Expoarte reuniu trabalhos de senhoras de todo o município e deixou um recado: os clubes de mães de Camaquã estão mais fortes do que nunca

Assim como impressiona a qualidade dos trabalhos desenvolvidos pelos clubes de mães de Camaquã o mesmo vale para os seus números. E eles de fato são superlativos: atualmente são 734 mulheres aprendizes matriculadas nas dezenas de cursos oferecidos pela Secretaria Municipal do Trabalho e Ação Social de Camaquã. As aulas são dadas por 22 instrutoras nos 32 clubes de mães e mais outras seis entidades espalhadas na cidade e no interior de Camaquã.

“Temos que ter claro a essência desses clubes, que além de proporcionar renda às suas integrantes, gera intercâmbio de experiências, sociabilidade e mais saúde a elas”, refletiu a secretária do Trabalho e Ação Social, Josiane Longaray na abertura da 11ª edição da Expoarte. O evento, realizado anualmente desde 2002, no Centro Administrativo , tem por função promover a integração dos clubes.

A solenidade, realizada na manhã de sexta-feira( 05), reuniu além das instrutoras, centenas de expositoras, convidados, lideranças e autoridades. A Associação dos Clubes de Mães de Camaquã esteve representada por Jane Bartz, sua vice-presidente.

O prefeito de Camaquã, João Carlos, acompanhado  pela primeira dama Jussara, prestigiou o ato. O mesmo aconteceu com o vice-prefeito Paulo Mecca e a esposa Marli. “Os trabalhados aqui expostos, por sua qualidade, podem ser apresentados em qualquer parte do país; e tem algo que faz a diferença: são feitos com carinho e orientados por professores empenhados no melhor”, comentou o prefeito em sua fala de saudação. João Carlos também deu uma demonstração pública da confiança que deposita no coordenador do setor de cursos: “Parabéns pela responsabilidade, pelo talento e pela liderança demonstrada ao lutar pelo melhor a ser oferecido às pessoas que atendemos”, assinalou o prefeito se dirigindo a Leandro Decavatá, coordenador do setor que gerencia os clubes de mães da SMTAS.

A abertura da Expoarte também teve a contribuição de alunos da Associação Beneficente da Infância e Juventude  (Abinjuv), que realizaram apresentações de músicas clássicas, sendo longamente aplaudidos pelo público. Para o grupo que frequenta a Abinjuv no turno da tarde, inclusive, a experiência foi inédita: era a primeira vez que as crianças se apresentavam em público.

Orgulho das amizades

Uma das novidades deste ano na exposição, que durou dois dias, foi o compartilhamento das mesmas mesas pelas instrutoras, presidentes e integrantes dos respectivos clubes de mães nos quais elas atuam. Um destes grupos presentes na mostra foi o que se reúne na Escola Otto Lauffer, da localidade do Bonito.  Enquanto a presidente do Clube de Mães Evelise Schusch e aluna Vilma Bernar falavam com os visitantes, a instrutora de pintura em tecidos Zari Lindemann retocava a posição das peças no espaço. Ao elogiar a estrutura do setor de cursos da SMTAS, Zari, que é remunerada pelas aulas, registrou orgulhosa: “Olha, têm instrutoras aqui (na Expoarte) que já foram minhas alunas”. Já para Vilma, moradora da Vila Botafogo, o seu orgulho são as amizades feitas ao longo das dezenas de cursos que já participou: “Não perco um”, comenta com vaidade.

Segundo a SMTAS, a visitação da Expoarte esteve dentro do esperado, se equiparando em números com a edição de 2012. O mesmo vale para a comercialização dos produtos levados pelas artesãs.