03 JUN 2013
Prefeitos lamentam saída de Mendes Ribeiro Filho da Agricultura

Prefeitos lamentam saída de Mendes Ribeiro Filho da Agricultura

Reunidos na tarde da sexta-feira, 15, os prefeitos dos municípios que integram o Consórcio Intermunicipal Centro Sul e a Associação dos Municípios da Costa Doce (Acostadoce) debateram alguns assuntos cujas soluções são consideradas urgentes para este primeiro semestre de gestão. Dois destes temas acabaram ocupando a maior parte do tempo das discussões: a duplicação da BR-116 e o Hospital Nossa Senhora Aparecida (HNSA).

Convidado a falar sobre os aspectos que envolveram as obras de duplicação da BR-386 com o seu município, o ex-prefeito de Fazenda Vila Nova José Luiz Cenci relatou aos prefeitos e secretários situações enfrentadas por sua administração durante as obras da rodovia. O objetivo foi antecipar aos prefeitos algumas medidas e posturas necessárias na preservação do interesse das comunidades. Durante sua fala, não raro Cenci defendeu o compartilhamento dos problemas a serem solucionados por todos os chefes de executivos da região. “Uma coisa é um prefeito isoladamente reivindicar algo, outra é quando todos se agrupam e mostram força”, disse o ex-prefeito do município do Vale do Taquari.

Na segunda parte da reunião, o outro convidado da tarde, o prefeito de Eldorado do Sul, Sérgio Munhoz solicitou apoio dos colegas da região para que a instalação de um aeroporto de cargas pretendida pela Infraero na Região Metropolitana seja no seu município. “Pela nossa disponibilidade, podemos construir um terminal de cargas nos moldes do de Lisboa (Portugal), que hoje é o maior do tipo do mundo”, observou Munhoz ao mostrar detalhes logísticos e vantagens da área apresentados no projeto ao governo federal.

A ampliação dos serviços do HNSA e os convênios mantidos pela instituição camaquense com os municípios consumiu também boa parte do tempo do encontro. Para os prefeitos de Tapes, Silvio Rafaeli, e de Cristal, Fábia Ritcher, são óbvias as vantagens de as prefeituras da região estarem fechadas com um hospital próximo. “Nós só temos que definir essa questão logo, ou fechamos todos juntos ou vamos buscar outra alternativa; o que não podemos é ficar todo um mandato discutindo um assunto cujo tema é prioritário e necessita de uma decisão”, disse Fábia, que antes de ser prefeita foi secretária Municipal de Saúde de Cristal. Ela sugeriu ainda a criação de uma agenda proativa com dados e datas para nortear as próximas reuniões para tratar da questão. Também ficou definida a formalização de um convite para que a direção do hospital se manifeste em futura reunião da associação.

Desagravo

Na conclusão do encontro, por sugestão do prefeito de Camaquã, João Carlos,foi elaborada e assinada pelos prefeitos uma moção de desagravo à saída de Mendes Ribeiro Filho (PMDB) da pasta ministerial da Agricultura, que seria enviada às bancadas gaúchas do Senado e da Câmara, à imprensa e ao próprio Mendes Ribeiro.

“Não por ser o parlamentar que representa nossa região, mas principalmente pelas respostas eficazes dadas por ele desde que assumiu o ministério e que beneficia diretamente os nossos produtores e os nossos municípios”, justificou João Carlos.