Ir para conteúdo do site
Ir para conteúdo do site
Quarta,
27 de maio
19º
Previsão para hoje (27 de maio)

Ir para conteúdo

Prefeitura Municipal de Camaquã - RS
Acompanhe-nos:
Twitter
Facebook
Notícias
Enviar para um amigo!
Indique essa página para um amigo com seus dados
Obs: campos com asterisco () são obrigatórios.
Enviando indicação. Por favor, aguarde...
MAR
27
27 MAR 2019
MEIO AMBIENTE
Escola Alfredo Jacobsen tem projeto premiado na I Mostra Científica

O sentimento de realização define os alunos e professoras da escola Alfredo Jacobsen, que participaram da I Mostra de Iniciação Científica – Boas Práticas Ambientais por terem sido contemplados com o primeiro lugar com o projeto Horta Escolar, nesta terça-feira (27). “É muita emoção. Foi muito importante apresentar o trabalho diante da banca, e assistir às outras apresentações que foram muito boas. Estamos muito felizes”, destaca a aluna do 9º ano, Rafaela Centeno, 14. Ela comenta que gosta muito de ficar no turno inverso na escola e pesquisar ou participar das atividades propostas.

De acordo com a professora Cleni Ribeiro o projeto vem sendo realizado pelos alunos da escola há mais de cinco anos, sempre sendo aprimorado a cada ano. “Todo produto da horta é utilizado no almoço dos alunos, os estudantes que trazem as mudas de casa, as ações são realizadas em sala de aula e nas oficinas, e nesse projeto propomos a captação da água da chuva do telhado do ginásio da escola para a irrigação da horta, do jardim e banheiros da escola”, explica. Para a professora Daniela Jacobsen, que também acompanha o grupo, o principal é fazer do aluno, através da pesquisa, um ser atuante. “Todos os temas trabalhados são escolhidos pelos alunos, e a gente aprende muito com eles”, afirma.

O evento realizado no auditório Maria Justo Sostruznik, da SEMTDS, teve por objetivo identificar as melhores iniciativas em Boas Práticas Ambientais nos municípios integrantes do Projeto Conservação e Restauração de Florestas no Bioma da Mata Atlântica, fruto da parceria entre o WWF-Brasil e TANAC/TANAGRO que acontece desde 2016.

Podiam inscrever seus trabalhos alunos do Ensino Fundamental do 5º ao 9º em escolas municipais rurais das cidades de Amaral Ferrador, Camaquã, Canguçu, Cristal e Encruzilhada do Sul. Os trabalhos podiam se enquadrar simultaneamente em um ou mais eixos: Boas práticas agrícolas, Conservação de áreas protegidas, Resíduos sólidos/orgânicos, Ações de Educação Ambiental.

Os organizadores parabenizaram aos grupos pelos excelentes trabalhos apresentados. “Não tem preço o que estes estudantes levam para a vida. Fomentar a parte prática ajudará que estes alunos projetem o futuro”, salientou o biólogo do Departamento de Educação Ambiental da Secretaria do Meio Ambiente, Rafael Sofia. Diogo Versari, da WWF, agradeceu à participação de todos e à parceria do Comitê de Gerenciamento de Bacia do Rio Camaquã.

Os professores e alunos realizaram as apresentações dos trabalhos, e em seguida, os projetos foram submetidos a avaliação da banca avaliadora. Os vencedores receberam como premiação medalhas e certificados de participação, além da aquisição dos materiais para o desenvolvimento dos projetos. O valor total destinado à premiação de todos os projetos foi de R$ 15 mil, sendo o valor máximo apoiado para cada projeto é de R$ 5 mil. Ficou acertado que todas as escolas que participaram serão contempladas com a aquisição de material para seus projetos, como incentivo à pesquisa escolar.

 

Projetos participantes:

 

1º lugar - Projeto Horta Escolar – Escola Alfredo Jacobsen - Camaquã

Alunos: Rafaela Centeno, Maria Eduarda Faistier, Jonas Jacobsen, Maria Luiza Dettmann

Professoras: Cleni Ribeiro e Daniela Jacobsen

 

 2º lugar – Projeto Boas Práticas Agrícolas – Escola Otto Becker – Cristal

Alunos: Cassiane Oliveira, Aiko Krüger, Érika Tomaszewski, Jociel Flores

Professoras: Taíse Ávila e Anelize Gama

 

3º lugar – Projeto Estudo de uma alternativa para a redução do consumo da água – Escola Chequer Buchaim

Alunos: Michel Schumacher e Eric Pereira

Professora: Silvia Fonseca

 

4º lugar – Projeto Paisagismo na Escola – Escola Otto Laufer

Aluno: Iara Neugebauer e Rizieri Abél

Professora: Eliane Braatz Fiss

 

Demais escolas participantes

 

Projeto Pomar e Horta na Escola – Escola Mário Centeno Crespo

Projeto Horta Orgânica na escola – Escola Santo Antônio

Projeto Saneamento Básico na Escola - Escola Rui Barbosa

Newsletter
Inscreva-se e receba nossos informativos em seu e-mail
INSCREVER-ME
Endereço
Av. Olavo Moraes, nº 869
CEP: 96180-000
Atendimento
Segunda a sexta das 08h30 às 12h e das 13h30min às 17h
Acompanhe
Seta
Copyright Instar - 2006-2020. Todos os direitos reservados - Instar Tecnologia Instar Tecnologia