Sábado,
Previsão para hoje (04 de abril)

21 MAR 2019
FAZENDA
Audiência pública discute projeto de lei para regularização de edificações concluídas
Uma nova audiência pública foi realizada na Câmara de Vereadores na tarde desta quarta-feira (20) a fim de debater sobre o projeto de lei nº 41 que institui critérios para regularização de edificações concluídas, que estejam em desacordo com a legislação vigente, e outras providências.

O evento presidido pelo vereador Ronaldo Renocar, relator do projeto, contou com a presença de vereadores, assessores, advogados, engenheiros, arquitetos, representantes do Escritório Técnico do Plano Diretor, corretores de imóveis e da engenheira da Prefeitura, responsável pela elaboração do projeto de lei, Raquel Boeira, acompanhada do secretário da Administração e Planejamento, Marcos Maranata, que responderam aos questionamentos do público.
Para Raquel, a grande preocupação é a de regularizar o passivo existente e estancar essa demanda de imóveis irregulares. Ela garante que, assim que for sancionada, a lei será amplamente divulgada e, a princípio, terá o prazo de três anos para que os proprietários entrem com o processo de regularização: “É um compromisso do Governo Municipal que as pessoas saibam deste prazo, assim que a lei entrar em vigor”. Ela destaca que alguns dos principais problemas dos imóveis são: os recuos inferiores a 4m, ausência de fossa e filtro, rampa de acesso e banheiro PNE em estabelecimentos comerciais, aberturas e terraços a menos de 1,5m da divisa do terreno, vagas de estacionamento, taxa de ocupação e índice de aproveitamento. Outro ponto favorável desta lei é que não será exigido projeto arquitetônico em imóveis unifamiliares de até 250m².
O trabalho foi elogiado pelos presentes que realizaram algumas considerações a fim de tornar o projeto de lei ainda mais completo. O vereador Marco Longaray salientou a importância desta lei como um marco regulatório a fim de inibir a construção irregular e sem acompanhamento técnico que muitas vezes ocorre para burlar o pagamento de IPTU.
Outro elogio veio do corretor de imóveis e presidente do ETPD, Marco Pires: “A partir desta lei será possível beneficiar as famílias mais humildes que desejam regularizar seus imóveis a fim de vendê-los”.
Ao final, as sugestões realizadas pelos participantes foram anotadas e serão incluídas no projeto de lei, que será novamente protocolado para apreciação da Comissão de Constituição e Justiça.

VINCULADOS À PÁGINA:
Secretaria da Fazenda