02 ABR 2019
Escola de Educação Infantil Irmãs Bernardinas completa 11 anos de existência

Inaugurada em 02 de abril de 2008, sob a lei de criação 1080/2007, de 18 de setembro de 2007, tendo como prefeito Ernesto Molon e Secretário Municipal da Educação Milton Silveira Pereira.
É extremamente relevante a origem da Escola Municipal de Educação Infantil Irmãs Bernardinas, a descrição de como se deu sua criação para que seja compreendida historicamente sua caminhada até os dias de hoje e para que se mantenham à luz de suas finalidades, as reais intenções de sua existência.
Os três bairros: Maria da Graça, Jardim e Gaúcho careciam de um espaço além da casa para seus filhos. Um espaço em que fosse possível a interação e construção de conhecimentos variados para as crianças. Este anseio pairava na comunidade e o governo da época foi sensível para perceber esta necessidade como uma responsabilidade pública.
Somente com uma proposta bem adequada aos interesses e necessidades das crianças, com o respeito à individualidade de cada uma, com uma seleção de conteúdos condizentes com o que a sociedade de hoje exige como ferramenta para resolver situações que se apresentem ao longo da vida é que a escola continuará trabalhando em prol de tamanha responsabilidade.
Em 2011, com três anos e meio de existência, a EMEI Irmãs Bernardinas vivia uma nova realidade educacional: já somavam-se 120 crianças entre 3 e 5 anos distribuídas nas turmas Maternal, Pré-nível 1 e Pré-nível.
De Janeiro a julho de 2012, num período de 7 meses, aconteceram as obras e sua finalização da ampliação da escola, e no dia 11 de setembro a escola recebeu seus primeiros alunos nas turmas Berçário I Integral, Berçário II Manhã e Berçário II Tarde totalizando 42 alunos de creche, com idades entre zero e dois anos e onze meses.