22 ABR 2019
Formação da FICAI para as escolas da Rede Municipal

A Formação contou com a participação da Promotora de Justiça Drª Fabiane Rios que falou sobre o trabalho desenvolvido a partir das FICAIs recebidas no Ministério Público

No dia 16 de abril aconteceu no Auditório Zilda Maria Azambuja a Formação da Ficha FICAI para todas as escolas do município.
Na oportunidade os presentes foram acolhidos pela responsável por a Ficha FICAI, Lilian Brum e a Secretária Municipal de Educação Eva Rosi Bueno Nunes.
Após, foi apresentado um vídeo elaborado pelo Ministério Público Estadual e a Assessora Pedagógica Lilian Brum explanou orientações sobre a realização da FICAI, como acessar o sistema, esclarecimentos de algumas dúvidas com relação aos encaminhamentos ao Conselho Tutelar e Ministério Público, principalmente o chamamento para a responsabilidade que a escola deve ter em esgotar todas as possibilidades que estiverem ao seu alcance e trazer o aluno infrequente para escola novamente, bem como ter o olhar também para os alunos que não estão infrequentes, mas sofrem alguma negligência ou violência familiar;
Na sequência, a Promotora de Justiça Drª Fabiane Rios, falou sobre o trabalho desenvolvido a partir das FICAIs recebidas no Ministério Público e enfatizou o compromisso das escolas frente aos desafios encontrados no espaço escolar que perpassa por todos os problemas sociais e familiares da sociedade atual.
Para finalizar, as Conselheiras Tutelares Solange e Andréia ressaltaram a importância de que as escolas enviem as FICAIs com os dados mais completos possíveis para que elas possam localizar as residências com maior facilidade.

O que é a Ficha FICAI?
A FICAI - Ficha de Comunicação de Aluno Infrequente, foi instituída, em 1997, em Porto Alegre, através de parceria entre o Ministério Público, a Secretaria Estadual de Educação, a Secretaria Municipal de Educação de Porto Alegre e Conselhos Tutelares, com o objetivo de estabelecer o controle da infrequência e do abandono escolar de crianças e adolescentes.