26 ABR 2019
EDUCAÇÃO
Merendeiras recebem curso sobre produção de alimentos a base de arroz e derivados

A Secretaria Municipal da Educação, através do SENAR e Sindicato Rural de Camaquã, realizaram nos dias 24 e 25 de abril a capacitação sobre a Produção de Alimentos a Base de Arroz e Derivados para o 1º Grupo de Manipuladoras de Alimentos (merendeiras) das Escolas da Rede Municipal de Ensino.
O curso teve como objetivo principal capacitar as manipuladoras a trabalhar com a farinha de arroz em várias receitas, como também, utilizar o arroz em preparações em que seu uso não fosse tão comum, como por exemplo: Docinhos de arroz cozido, panquecas, nhoques, massa de pizza, pães, bolos e bolachas feitos com farinha de arroz, entre outros.
Além de capacitá-las, o objetivo do curso é também estimular os alunos a consumir, no ambiente escolar, alimentos a base de arroz e derivados. Como consequência de seu uso na escola, as famílias tomarão conhecimento do quanto é fácil e nutritivo a utilização destas preparações, o que poderá aumentar o consumo desse alimento, acarretando também uma melhoria na economia de nosso município, uma vez que a produção de arroz é uma das nossas principais fontes de renda.
O curso que foi ministrado pela instrutora Denise Vogg aconteceu nas dependências do Sindicato Rural de Camaquã, teve a duração de 16 horas e contemplou vinte manipuladoras. Além de proporcionar a elas um polígrafo de receitas do SENAR, focou principalmente na realização de pratos práticos que estivessem em consonância com a realidade das escolas municipais.
Estiveram presentes no curso o Paulo Alfonso Bouzone, que é Supervisor Regional do SENAR, Maria Teresa Scherer Mendes, Diretora Presidente do Sindicato Rural de Camaquã, a estagiária do curso de Nutrição da La Salle, Natália Peter Jacobsen e Viviane Krüger, Nutricionista da Secretaria Municipal da Educação e responsável pela alimentação escolar.
Além deste primeiro grupo, nos dias 02 e 03 de maio, no auditório da SME, um 2º grupo de manipuladoras também estará sendo capacitado e, nos próximos dias, estará sendo agendado o 3º e último grupo de servidoras a ser também capacitadas ficando assim, toda a rede municipal apta a realizações de receitas e produção de alimentos a base de arroz e derivados nas escolas municipais de Camaquã.