12 MAI 2019
TRANSPORTES
Uma luta, uma conquista

Moradores da Ilha Santo Antônio receberam do Executivo Municipal uma balsa nova e totalmente segura

Este é o sentimento do Governo Municipal, no momento da aquisição da nova balsa que fará o translado no Rio Camaquã até o parque de reserva natural Ilha Santo Antônio, onde vivem aproximadamente 300 pessoas.
Após a enchente ocorrida em janeiro deste ano, que impediu a travessia da população por danificar a único meio de acesso a ilha, o Poder Público decretou situação de emergência, interditando a balsa por ter tido sua estrutura afetada.
A partir deste momento, começou uma maratona de reuniões com Marinha do Brasil, Patram e Defesa Civil, buscando soluções para atender toda aquela população, ficando então definido pelo prefeito Ivo de Lima Ferreira, juntamente com o vice-prefeito Jair Martins, o qual estava a frente do Executivo na época, que seria feita uma nova balsa.
Logo após esta decisão do governo, começou os contatos em busca de estaleiro que realiza-se a construção da nova balsa, que comporta-se a travessia de máquinas e equipamentos pesados. Definido o estaleiro que iria fazer o serviço, começou a grande obra totalmente em aço, com aproximadamente 15 toneladas de peso.
Um sonho da comunidade da Ilha Santo Antônio, começou a tomar forma, uma balsa segura, maior e com a possibilidade de travessias noturnas.
E depois de quatro meses o sonho tornou-se realidade, “uma luta travada do Poder Público para satisfazer os anseios daquela comunidade”, declarou um dos servidores que acompanhou a entrega da balsa.
Um momento histórico para o município de Camaquã, no momento em que houve a troca da balsa, onde a que estava em atividade era de madeira com canoas que a suportavam, com limite de carga, transportando apenas carros.
A promessa de solução foi cumprida pelo Executivo Municipal, onde envolveu diretamente o prefeito Ivo e seu vice-prefeito Jair Martins, juntamente com o Secretário de Transportes Valdemar Moreira e o Diretor da Divisão de Trânsito Carlos Guaspari, os quais não desanimaram em nenhum momento para que este dia acontece-se.
A nova balsa teve um investimento do Executivo de R$ 120 mil, com um equipamento com 14 metros de comprimento por 4 metros de largura, com pontal de 0,70cm, também possui 2 rampas de 3 metros de largura por 2.50 metros de comprimento.
Na ocasião da entrega da nova balsa neste sábado (11), estiveram presentes o prefeito Ivo de Lima Ferreira, vice-prefeito Jair Martins, Secretário de Transportes Valdemar Moreira Ribeiro, demais secretários, autoridades e principalmente a comunidade que esta sendo beneficiada com a nova aquisição.

Uma grande festa
Neste dia a Ilha Santo Antonio teve um dia anormal, com a realização de uma grande festa organizada pelos moradores no salão da comunidade para comemorar esta grande conquista para aquela localidade, que à muitos anos reivindica uma balsa de qualidade que dê segurança para seus usuários.
Muitas declarações de agradecimento foram efetuadas pelos moradores, onde Getúlio Barqueiro, como é conhecido, disse, “Em primeiro lugar agradeço a Deus, pois sem Ele nem as folhas das árvores se movem, e em segundo lugar as mulheres desta ilha que lutaram, que brigaram a cada dia para que este momento viesse a acontecer”, referindo-se a luta dos moradores apoiando o Executivo Municipal, para resolver o problema da balsa.
“Nós pedimos desculpas a vocês pelo transtorno, mas, ao mesmo tempo está ai essa balsa é de vocês, da comunidade da Ilha Santo Antônio”, declarou o prefeito Ivo de Lima Ferreira em seu pronunciamento.
“Esta balsa é um sonho de vocês por muitos anos, e este governo teve peito de ir lá e fazer”, “hoje é uma realidade”, falou o Secretário Valdemar.
Já a representante dos moradores disse, “Prefeito Ivo, os moradores da comunidade da Ilha Santo Antônio esta grata ao seu governo por este investimento e ao seu empenho em atender este pedido de extrema necessidade para todos nós”.
Momentos especiais aconteceram na entrega da balsa para a comunidade, casos ocorridos e sustos ocasionados pela antiga balsa, que encontrava-se sem condições de translado naquele rio, os riscos que rodeavam a travessia, mas, hoje o risco e a insegurança não existe, pela segurança da nova balsa, que anteriormente era de madeira, agora de aço.
Os moradores da Ilha Santo Antônio estão em festa, agradecendo ao Poder Público, que no momento em que a comunidade mais precisava, o Executivo fez a sua parte, o compromisso com o povo em primeiro lugar.

Veja mais fotos em Galeria de Fotos