16 MAI 2019
TRANSPORTES
I Seminário de Trânsito e Cidadania será realizado na UNIASSELVI

Seminário esta dentro do calendário de ações da Divisão de Trânsito de Camaquã, alertando não somente condutores, mas, também pedestres sobre trânsito seguro

O setor de Divisão de Trânsito, ligado a Secretaria de Transportes, estará realizando no dia 29 de maio, o I Seminário de Trânsito e Cidadania, que acontecerá no auditório da UNIASSELVI, a partir das 19 horas.
Segundo o diretor da divisão Carlos Eduardo Guaspari, estarão participando do seminário o presidente do CETRAN, Sérgio Renato Teixeira, falando sobre veículos de leilão, também estará falando sobre trauma no trânsito, o Dr. Itálo Farias, traumatologista renomado em Camaquã.
Toda a comunidade esta convidada para participar deste seminário, onde será tratado diversos assuntos sobre um trânsito seguro.
Este ano, a sexta edição do Maio Amarelo traz o tema “NO TRÂNSITO, O SENTIDO É A VIDA”, aprovado pelo (Contran) Conselho Nacional de Trânsito e recomendado na RESOLUÇÃO Nº 771, DE 28 DE FEVEREIRO DE 2019.
Assim como em 2018, o tema escolhido propõe o envolvimento direto da sociedade nas ações e uma reflexão sobre uma nova forma de encarar a mobilidade. Trata-se de um estímulo a todos os condutores, seja de caminhões, ônibus, vans, automóveis, motocicletas ou bicicletas, e aos pedestres e passageiros, a optarem por um trânsito mais seguro.
O mote sugerido pelo OBSERVATÓRIO também foi validado pela Associação Nacional de Detrans (AND), que o apresentou durante reunião geral.
De acordo com o OBSERVATÓRIO, os acidentes não acontecem, mas sim são frutos de escolhas inadequadas e arriscadas. Para Ramalho, a maioria dos acidentes têm como motivação as falhas humanas como imperícia, imprudência e desatenção. “Somos os responsáveis pelos nossos atos no trânsito e ter consciência clara disso é um dos caminhos para a reversão do triste cenário não só do Brasil, mas de todo o mundo”, reforça.

Abertura e encerramento
A abertura oficial da Campanha Maio Amarelo 2019, já tem data e local definidos: dia 24 de abril, em Vitória-ES e nesta ocasião o vídeo oficial de 2019 será apresentado e distribuído a todas as entidades públicas e privadas para uso irrestrito e gratuito em suas comunidades.
Já o encerramento, com a premiação “Destaques Maio Amarelo 2019”, acontecerá no dia 28 de junho, em Natal-RN. Nesta ocasião serão condecoradas as iniciativas / ações de empresas, entidades do setor público e sociedade civil organizada, que mais se destacaram.
Os eventos reunirão autoridades do setor de Trânsito e Mobilidade Urbana de todo o país.