Quarta,
Previsão para hoje (01 de abril)

23 MAI 2019
Centro Municipal de Vigilância em Saúde alerta para o risco de Febre Amarela

A Febre Amarela é uma doença infecciosa febril aguda de relevante interesse epidemiológico devido a sua gravidade clínica. Causada por um vírus transmitido por mosquitos, possui dois ciclos de transmissão: silvestre (quando há transmissão em área rural ou de floresta) e urbano. O vírus é transmitido SOMENTE pela picada dos mosquitos infectados e não há transmissão direta de pessoa a pessoa.
O Brasil é área endêmica de Febre Amarela Silvestre. No período de julho de 2017 a junho de 2018, 1.376 casos de febre amarela e 483 mortes foram registrados no país. O Ministério da Saúde e a Organização Mundial da Saúde alertam  para um aumento dos casos da doença nas regiões Sul e Sudeste do país e recomendam a vacinação nestas áreas.
Os macacos são importantes sentinelas para vigilância dos casos de Febre Amarela. Eles NÃO transmitem a doença para as pessoas, mas ao contraírem o vírus adoecem e morrem alertando que há circulação do mesmo e que as pessoas precisam se prevenir.
Os bugios, presentes em grande parte do nosso interior, são animais silvestres protegidos por lei e não podem ser mortos propositalmente. Preocupado com o avanço da doença o Centro Municipal de Vigilância em Saúde pede que a população fique atenta, e havendo qualquer alteração comportamental destes animais, indício de adoecimento, ou mesmo morte de um ou mais indivíduos, comunique imediatamente a Vigilância Ambiental em Saúde do Município através do fone (51) 3671-8665.
A vacina da Febre Amarela está disponível para população a partir dos 9 meses, nas salas de vacina da Secretaria da Saúde nos seguintes dia e locais:
Nas terças-feiras, na Unidade de Saúde localizada junto ao Centro Social Urbano no bairro Viégas;
Nas quartas-feiras, na Unidade de Saúde Sede da Secretaria localizada junto ao INSS;
Nas quintas-feiras, na Unidade de Saúde José Telmo Marder localizada em frente ao Hospital.
Maiores de 59 anos devem apresentar atestado médico. Quem já fez uma dose da vacina é considerado imune pelo Ministério da Saúde, e portanto, não precisa vacinar-se novamente.
Por fim, o Centro Municipal de Vigilância em Saúde pede que a população que viajou para áreas de maior circulação da doença, bem como, que mora na zona rural de nosso município, fique atenta e procure um médico se observados os sintomas descritos na figura anexada.

VINCULADOS À PÁGINA: