31 MAI 2019
Executivo cumpre agenda de reuniões em Porto Alegre

Na tarde de ontem (30), o prefeito municipal Ivo de Lima Ferreira, acompanhado dos secretários municipais Gilberto Wiatrowski, do Meio Ambiente e Luiz Sidnei Soares da Indústria Comércio e Serviços, participaram de extensa agenda em Porto Alegre.
A Pauta debatida nas reuniões foi “Produção de Etanol no RS, oportunidades e desafios”.
Primeiramente a comitiva participou de uma reunião de trabalhos na Assembleia Legislativa, sob a coordenação da assessoria do Deputado Elton Weber, com a presença de deputados estaduais, prefeitos de municípios da região Noroeste do Estado, técnicos da Emater, Embrapa, Farsul, consultor técnico da empresa USI, pesquisadores de Universidades Federais e Vilson Machado, proprietário da Empresa Vinema Biorefinarias do Sul.
Após, a comitiva dirigiu-se até a Secretaria da Fazenda do Estado do Rio Grande do Sul, para uma agenda marcada com o Secretário da Fazenda, Marco Aurélio Santos Cardoso, cujo objetivo foi apresentar esta proposta ao governo do Estado.
Na oportunidade, foi apresentado o estudo técnico realizado, a importância do projeto para a matriz produtiva do nosso Estado, bem como o retorno que todo este empreendimento trará aos cofres públicos.
A reivindicação mais importante é a equiparação de ICMs ao Estado do Paraná, que hoje é de 15,9% sobre o Etanol produzido. No Rio Grande do Sul, este percentual é de 30% sobre o valor de pauta, o que inviabilizaria o projeto, tendo em vista o preço final do Etanol.
Após a explanação, ficou definido que um grupo de trabalho estará novamente reunido em 15 dias, com técnicos da Secretaria da Fazenda do Estado, para juntos encontrarem uma solução, que possa viabilizar este grande empreendimento, que trará mais riqueza e desenvolvimento ao Rio Grande do Sul.

Fonte: Assessoria de Imprensa de Camaquã