05 JUN 2019
Projeto de iluminação pública, próximo de se concretizar

Estudos encontram-se em fase de conclusão, para após serem feitos os cálculos de custos para cada município

Na noite de terça-feira (04), o prefeito municipal de Camaquã e presidente do Consórcio Intermunicipal CENTRO-SUL, Ivo de Lima Ferreira, participou de reunião com prefeitos que integram o consórcio, e com representantes do BNDES - Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social.
A reunião aconteceu nas dependências do Restaurante La Campaña, teve a intenção de debaterem o Projeto PPP da Iluminação Pública, buscando entre as prefeituras a finalização dos estudos técnicos, os quais estão já em fase de conclusão, para que em breve entre em licitação para entrar em processo de instalação deste projeto.
O projeto PPP da iluminação público, consiste na migração da forma tradicional de iluminação para o sistema de lâmpadas de led, que irá beneficiar todos os 15 municípios integrados ao Consórcio Intermunicipal CENTRO-SUL.
Este novo modelo de iluminação trará uma grande economia para os cofres destes municípios, que pode chegar a 40% do custo com energia, além da durabilidade do sistema, onde a tradicional dura poucos meses, as de led duram aproximadamente 8 anos.
Os prefeitos estão bem otimistas com a forma e rapidez que o projeto esta sendo encaminhado, mas, pedem uma aceleração ainda maior para beneficiar a toda a população destas cidades envolvidas, que beneficiará aproximadamente 300 mil habitantes, com troca em torno de 500 mil pontos de luz nos municípios consorciados.
“Temos que ter um progresso coletivo, envolvendo a todos os municípios que fazem parte do consórcio”, declarou o prefeito Ivo, ao lembrar que desde 2017 os prefeitos estão engajados em busca deste investimento para melhorias na iluminação pública.
"Nós temos que dar uma resposta rápida, para que possamos entregar a parte que nos compete logo”, falou a prefeita do Cristal, Fábia Richter.
Participaram deste encontro prefeitos, secretários, assessores e representantes do BNDES, como também assessores do consórcio, todos empenhados neste projeto que é o único à nível de consórcio no país.