25 JUN 2019
Festa de São João Batista, expectativa superada

Neste ano foi superada todas as expectativas do secretário da Cultura, Mário Garcia, onde foi considerada a participação recorde de público

“Um dia inesquecível”, assim será lembrada a grande festa em homenagem a São João Batista, padroeiro da cidade de Camaquã, ocorrido nesta segunda-feira (24), no Complexo Poliesportivo Rui Castro Netto, também conhecida por “Prainha”, onde atraiu centenas de camaquenses que buscaram homenagear o padroeiro da cidade.
Grandes shows e apresentações foram elaboradas pelos organizadores da festa, alegrando a todos os participantes.
O Governo Municipal, através da Secretaria Municipal da Cultura, Turismo, Desporto, Lazer e Juventude, foi a grande anfitriã da festa, juntamente com expositores e comerciantes que realizaram a comercialização de seus produtos.
Na tradição da festa não pode faltar às comidas típicas, quadrilhas e o casamento na roça, além é claro, da maior fogueira construída dentro d’água.
A programação teve início às 14 horas com apresentação de Quadrilha Junina da Escola Municipal Boaventura Cardoso Soares, composta com 24 alunos do 7ª e 9ª ano, na sequência houve a apresentação do grupo de dança Stardance, formado por adolescentes a partir dos 12 anos, coordenado pela professora Luisa Rocha, o grupo ainda realiza no Centro Social Urbano aulas gratuitas para adolescentes.
Após a apresentação do grupo de dança, foi a vez do grupo Porteira do Pago, que realizou um grande show, mostrando ao público que esta festa teria um grande diferencial em sua programação.
Já o casamento na roça, ficou a cargo da Escola Municipal Santo Antônio, a qual oferece o ensino de acordo com a realidade em que os alunos são inseridos, fazendo parte da missão da escola, e participar das apresentações da festa do padroeiro do município, torna-se um momento de aprendizagem. Em seguida foi a Escola Municipal Rui Barbosa, realizou a segunda apresentação da Quadrilha Junina, composta pelos alunos do 4º e 9º ano, com coreografia do supervisor Leandro Barbosa.
Um dos momentos mais esperados pelo público, era a apresentação de Helmo de Freitas e grupo, que como sempre, teve uma excelente participação na festa, iniciando seu show de forma diferenciada, momento em que todos esperavam o “Carijó” no palco, surgiu do meio da multidão.
Para um público eclético, a apresentação da banda Barbarella, arrancou aplausos e envolvimento em todas as músicas apresentadas pelo grupo que neste ano completa 50 anos de existência.
E após o ascendimento da fogueira de São João Batista, encerrando a programação a Banda 4 Black, levantou a multidão que participou de mais uma festa em homenagem ao Padroeiro de Camaquã.

A fogueira gigante
Considerada a maior fogueira dentro d’água do Estado, elogiada por muitas pessoas, pela estrutura montada e principalmente pelo show da queima dos fogos de artifícios.
O prefeito Municipal de Camaquã, Ivo de Lima Ferreira, em sua fala disse, “peço ao nosso padroeiro São João Batista, que, abençoe nossa cidade, que abençoe o que nós temos de mais precioso que são as pessoas.” Em seguida o padre Luis Inácio Flach, abençoou o evento.
Em seguida o prefeito, juntamente com o vice-prefeito Jair Martins, secretário da Cultura Mário Garcia e demais secretários, acendeu a fogueira, dando início aos fogos que iluminaram não somente o céu de Camaquã, mas principalmente os olhos da multidão que estava vislumbrando este momento único.
Muitas autoridades estiveram participando da festa, como, o Deputado Federal, Daniel da Tv (PSDB) e o Deputado Estadual, Zé Nunes (PT). Também esteve prestigiando o evento, Fabiano Medeiros, presidente da Câmara de Vereadores de Camaquã, vereadores e entidades.

25/06/2019
Festa de São João Batista, padroeiro de Camaquã