Domingo,
Previsão para hoje (29 de março)

25 JUN 2019
Festa de São João Batista, expectativa superada

Neste ano foi superada todas as expectativas do secretário da Cultura, Mário Garcia, onde foi considerada a participação recorde de público

“Um dia inesquecível”, assim será lembrada a grande festa em homenagem a São João Batista, padroeiro da cidade de Camaquã, ocorrido nesta segunda-feira (24), no Complexo Poliesportivo Rui Castro Netto, também conhecida por “Prainha”, onde atraiu centenas de camaquenses que buscaram homenagear o padroeiro da cidade.
Grandes shows e apresentações foram elaboradas pelos organizadores da festa, alegrando a todos os participantes.
O Governo Municipal, através da Secretaria Municipal da Cultura, Turismo, Desporto, Lazer e Juventude, foi a grande anfitriã da festa, juntamente com expositores e comerciantes que realizaram a comercialização de seus produtos.
Na tradição da festa não pode faltar às comidas típicas, quadrilhas e o casamento na roça, além é claro, da maior fogueira construída dentro d’água.
A programação teve início às 14 horas com apresentação de Quadrilha Junina da Escola Municipal Boaventura Cardoso Soares, composta com 24 alunos do 7ª e 9ª ano, na sequência houve a apresentação do grupo de dança Stardance, formado por adolescentes a partir dos 12 anos, coordenado pela professora Luisa Rocha, o grupo ainda realiza no Centro Social Urbano aulas gratuitas para adolescentes.
Após a apresentação do grupo de dança, foi a vez do grupo Porteira do Pago, que realizou um grande show, mostrando ao público que esta festa teria um grande diferencial em sua programação.
Já o casamento na roça, ficou a cargo da Escola Municipal Santo Antônio, a qual oferece o ensino de acordo com a realidade em que os alunos são inseridos, fazendo parte da missão da escola, e participar das apresentações da festa do padroeiro do município, torna-se um momento de aprendizagem. Em seguida foi a Escola Municipal Rui Barbosa, realizou a segunda apresentação da Quadrilha Junina, composta pelos alunos do 4º e 9º ano, com coreografia do supervisor Leandro Barbosa.
Um dos momentos mais esperados pelo público, era a apresentação de Helmo de Freitas e grupo, que como sempre, teve uma excelente participação na festa, iniciando seu show de forma diferenciada, momento em que todos esperavam o “Carijó” no palco, surgiu do meio da multidão.
Para um público eclético, a apresentação da banda Barbarella, arrancou aplausos e envolvimento em todas as músicas apresentadas pelo grupo que neste ano completa 50 anos de existência.
E após o ascendimento da fogueira de São João Batista, encerrando a programação a Banda 4 Black, levantou a multidão que participou de mais uma festa em homenagem ao Padroeiro de Camaquã.

A fogueira gigante
Considerada a maior fogueira dentro d’água do Estado, elogiada por muitas pessoas, pela estrutura montada e principalmente pelo show da queima dos fogos de artifícios.
O prefeito Municipal de Camaquã, Ivo de Lima Ferreira, em sua fala disse, “peço ao nosso padroeiro São João Batista, que, abençoe nossa cidade, que abençoe o que nós temos de mais precioso que são as pessoas.” Em seguida o padre Luis Inácio Flach, abençoou o evento.
Em seguida o prefeito, juntamente com o vice-prefeito Jair Martins, secretário da Cultura Mário Garcia e demais secretários, acendeu a fogueira, dando início aos fogos que iluminaram não somente o céu de Camaquã, mas principalmente os olhos da multidão que estava vislumbrando este momento único.
Muitas autoridades estiveram participando da festa, como, o Deputado Federal, Daniel da Tv (PSDB) e o Deputado Estadual, Zé Nunes (PT). Também esteve prestigiando o evento, Fabiano Medeiros, presidente da Câmara de Vereadores de Camaquã, vereadores e entidades.

Galeria de Fotos:  Ver mais
Vídeo Vinculado