Terça,
Previsão para hoje (31 de março)

28 JUN 2019
AGRICULTURA
Governo Municipal em parceria com entidades beneficia escola do interior com água potável

A parceria entre a Prefeitura Municipal, Emater/RS-Ascar e WWF Brasil realizaram oficina sobre proteção de nascentes que beneficiará Escola Municipal Rui Barbosa na localidade de Chacará Velha

Desde 2018 a Emater/RS-Ascar tem habilitado projetos junto a WWF/Brasil para execução de projetos na Região Centro–Sul do Estado em benefício dos agricultores, indígenas e estudantes, visando o manejo e Conservação da Biodiversidade no Bioma da Mata Atlântica, promovendo ações de conservação ambiental na Bacia do Camaquã.
Em Camaquã, foram investidos aproximadamente R$ 30.000,00 na aquisição de materiais para a construção de cercamento e proteção de nascentes em propriedades rurais que possuem áreas de preservação permanente.
Este projeto é oriundo de recursos da parceria Tanac/Tanagro e WWF/Brasil e que foram destinados aos agricultores que possuem propriedade entorno da Barragem Maria Ulguim assistidos pela Emater/RS-Ascar. A Instituição contribuiu na elaboração do projeto e acompanhamento técnico das ações previstas.
A nascente que se encontra na propriedade de Zeldo Milbratz Marth e a Escola Municipal Rui Barbosa foram uma das beneficiadas pela proteção que aconteceu durante a execução de uma oficina, sendo que para a construção do sistema se realizou uma capacitação para cerca de 30 extensionistas rurais da região Centro - Sul que ocorreu nos dias 26 e 27 de Junho.
Para o chefe do escritório municipal da Emater Emerson Portes, foi de suma importância o envolvimento das diferentes parcerias que viabilizaram a construção da fonte que beneficiara a escola Rui Barbosa com água de qualidade, assim como a possibilidade de capacitar os técnicos da região.
O prefeito municipal, Ivo de Lima Ferreira, o vice-prefeito, Jair Martins e o Secretário da Agricultura e Abasteciimento, Abner Dillmann, estiveram acompanhando o evento nos dois dias e colocaram-se a disposição para multiplicar o projeto no município.
O prefeito Ivo, declarou que, “a comunidade da escola Rui Barbosa, tem uma carência muito grande de água potável, e com este projeto de parceria do município com a Emater e Governo do Estado, vamos conseguir realizar um projeto social que atingirá todas as crianças e funcionários da escola.”
Direção e alunos da escola agradeceram ao Executivo e aos parceiros pela escolha de ser a primeira a receber este projeto que irá beneficiar a todos com água pura.