Sábado,
Previsão para hoje (04 de abril)

18 JUL 2019
Prefeitura é palco do lançamento do projeto “Tarde do Chá”

A coordenadora do Programa de Plantas Medicinais da Secretaria Municipal de Saúde de Camaquã, Catia Menezes, lançou nesta quarta-feira (17), no saguão da prefeitura municipal o projeto “Tarde do Chá”. Este programa tem por finalidade orientar as pessoas a utilização correta das plantas medicinais.
Na ocasião estiveram presentes o prefeito municipal, Ivo de Lima Ferreira, secretários e servidores da prefeitura, que receberam mudas de plantas medicinais e livreto informativo sobre como usar certos tipos de plantas, além de degustarem de chás naturais.
Este projeto teve o apoio do Executivo Municipal, através da Secretaria de Saúde, que tem realizado palestras em diversos locais do município e em outras cidades, servindo como exemplo a ser seguido em 12 cidades da região. Toda a proposta da coordenadora Cátia é evitar o acumulo de pessoas nas unidades básicas de saúde, diminuindo os custos com saúde, porque se for usada adequadamente e corretamente às plantas medicinais, diversas enfermidades se tornam inexistentes, desafogando estes postos.
O Programa de Plantas Medicinais, teve seu início em parceria com a administração do Presídio Estadual de Camaquã, que através de seu administrador, Luiz Tavares, comprou este projeto, que hoje é uma grande realidade com a “Farmácia Verde”, área dentro do presídio onde é plantada diversas qualidades de ervas medicinais, cuidada pelos próprios detentos, desta forma ajudando não somente a sociedade, mas, a cada uma destas pessoas que são preparadas para serem reintegradas ao meio social.
O administrador Tavares declarou que, a “receptividade pelos detentos foi ótima, hoje temos 3 pessoas trabalhando com as plantas, e os que encontram-se em regime fechado participam de palestras”, sendo que este projeto beneficia a sociedade e os próprios internos que lidam diretamente com o plantio e manutenção da “Farmácia Verde”.
As funcionárias Ingrid e Luciane, que trabalham na área administrativa do presídio também estavam presentes, prestigiando este momento especial para eles, pois desta forma ajudam na alto estima dos apenados.
Este projeto encontra-se a disposição de entidades e empresas, para que, seja realizada apresentação e palestras para funcionários e clientes, ajudando assim a população a ter o conhecimento de manejo e uso adequado das plantas medicinais.
A coordenadora do projeto, Cátia Menezes, agradeceu a participação de todos, colocando-se a disposição da comunidade camaquense para a realização de palestras.

VINCULADOS À PÁGINA: