25 JUL 2019
SME promove formação para motoristas e monitores do transporte escolar

1º Seminário de Formação para Motoristas e Monitores do Transporte Escolar ocorreu durante dois dias e teve a participação do Detran-RS, da EPTC, do CFC Camaquense, do Corpo de Bombeiros e da Unicursos

A Secretaria Municipal da Educação de Camaquã (SME) promoveu, na última terça (22) e quarta-feira (23), o 1º Seminário de Formação para Motoristas e Monitores do Transporte Escolar do município. A atividade reuniu quase 80 pessoas e é mais uma capacitação visando à qualidade no serviço prestado.
Para esta formação a SME, através da Assessoria de Transporte Escolar, buscou parcerias com diversas instituições. A Escola Pública de Trânsito do Detran-RS, o CFC Camaquense, da Coordenação de Educação para a Mobilidade da EPTC, do 5º Batalhão do Corpo de Bombeiros de Camaquã e da Escola Unicursos – Centro de Treinamento Profissional, ministraram palestras pertinentes ao trabalho desenvolvido diariamente pelos motoristas e monitores escolares.
Os palestrantes discorreram sobre fiscalização do transporte escolar, condições dos veículos, segurança dos passageiros, primeiros socorros, responsabilidade dos monitores, noções básicas de legislação, direção defensiva entre outros, com ênfase especificamente na importância de cada servidor conhecer seu papel dentro do transporte escolar para garantir segurança às crianças com mais eficiência. A pedagoga da Escola Pública de Trânsito do Detran-RS, Rosângela  Petenuzzo, argumenta que “precisamos, além de levar os motoristas e monitores a refletirem sobre os problemas do trânsito, também condicionar o comportamento seguro e defensivo para evitar acidentes, orientando, fazendo ampliar e sugerindo mudanças”.
Segundo a secretária municipal de educação, Eva Rosi Bueno Nunes, “essa formação para os motoristas e monitores tem como objetivo ampliar o conhecimento para se atingir a qualidade em educação que buscamos, uma vez que todos são corresponsáveis pela educação. Conhecer a responsabilidade na condução dos estudantes pode contribuir na aprendizagem dos mesmos”.
Para o motorista Alex Sandro Silveira, essa formação faz com que se amplie o conhecimento e ajuda a lidar com os alunos, inclusive aprendendo a abordar as crianças no dia a dia. “Buscar conhecimento para ajudar na disciplina na escola e dentro do ônibus é muito importante para nós”, completou a monitora Daiane Laguna.
A SME já realizou formações para merendeiras, para estagiários, professores, supervisores e secretários de escola.

Fonte: Assessoria de Imprensa da SME