05 AGO 2019
Começa a semana da “Logística Reversa”

Semana tem como finalidade a conscientização das pessoas para o descarte correto de materiais eletroeletrônicos

Teve início na tarde desta segunda-feira (05), a semana da Logística Reversa, que irá estender-se até o dia 09 de agosto, com diversas ações em bairros do município, com o objetivo de recolher e orientar a comunidade para direcionarem corretamente materiais eletroeletrônicos.
O Governo Municipal, através da Secretaria Municipal do Meio Ambiente em parceria com o Instituto Federal Rio Grandense (IFSul) e a empresa Natusomos, estão empenhados neste projeto, que visa a conscientização das pessoas para que os materiais eletrônicos tenham o seu descarte corretamente.
Os próximos locais e receberem a visita dos servidores da secretaria são: terça-feira (06) no Ginásio Municipal de Esportes no bairro Olaria, na praça Lola Zenker, localizada no bairro Floresta na quarta-feira (07) e na quinta-feira (08), na Associação Comunitária do bairro Dona Tereza, todos os recolhimentos será realizados na parte da tarde.
E na sexta-feira (09), o recolhimento será de eletroeletrônicos e computadores para o projeto “Volta PC – Sustentabilidade e Inclusão Digital” do IFSul, na praça Donário Lopes, das 09h às 17h, e na parte da noite palestra intitulada “Logística Reversa Contextualização e cenário atual”, com o biólogo José Silvano Martins Gross, no auditório da Servi a partir das 19h30min.
O conceito de logística reversa é simples: consiste no retorno de um produto ou parte dele para a empresa ou fábrica. Na prática, o processo pode ser feito pelo próprio consumidor.

O que é a logística reversa?
A logística reversa é um instrumento econômico e social que viabiliza a coleta e a restituição dos resíduos sólidos ao setor empresarial, de forma que eles possam ser reaproveitados no ciclo produtivo ou devidamente encaminhados para um local de descarte ou tratamento.
Empresas que adotam a logística reversa em sua cadeia produtiva acabam agregando maior valor à sua imagem perante a sociedade, justamente por conta de sua preocupação em oferecer maior benefício ao meio ambiente. Além disso, elas estabelecem novas oportunidade de negócio, geram mais postos de trabalho e beneficiam todo o meio em que estão inseridas.

A importância da logística reversa
A má gestão do lixo gera inúmeros danos ao meio ambiente, além de comprometer seriamente a qualidade de vida das pessoas, animais e do planeta. A logística reversa existe para implementar e gerenciar o fluxo de matérias-primas que são gerados pela cadeia de distribuição.
Esse instrumento também é de grande importância para as operações de logística empresarial, pois a logística reversa estuda e gerencia como os subprodutos de um processo produtivo serão descartados ou reintegrados ao processo. As empresas que possuem um bom sistema logístico acabam conseguindo uma grande vantagem competitiva sobre as que não possuem, além de diminuir os custos e melhorar o serviço ao consumidor.

Fonte: Assessoria de Imprensa de Camaquã