26 SET 2019
EDUCAÇÃO
Secretaria de Educação define os vencedores do 1º Prêmio Professor Protagonista de Camaquã

Concurso pioneiro reúne projetos desenvolvidos por professores de todas as escolas da rede

O 1º Prêmio Professor Protagonista já definiu os vencedores desta edição. No último dia 16 de setembro, foram selecionadas as melhores práticas pedagógicas desenvolvidas nas escolas da Rede Municipal de Ensino de Camaquã.
A escolha dos projetos tem como objetivo valorizar as práticas de sucesso realizadas nas escolas municipais, incluindo as voltadas a atender a diversidade, contribuindo para a melhoria e qualidade dos processos de aprendizagem. O prêmio também busca ressaltar o papel dos professores como agentes fundamentais no processo formativo das novas gerações; dar visibilidade às experiências pedagógicas conduzidas pelos professores, consideradas exitosas e que sejam passíveis de adoção por outros professores; reconhecer o trabalho dos professores da Rede Municipal de Ensino que, no exercício da atividade docente, contribuem para a qualidade na educação; e estimular o processo inclusivo, a prática pedagógica voltada a atender a diversidade, integrando a comunidade escolar e favorecendo o desenvolvimento pleno dos alunos incluídos no espaço educativo.
O corpo de jurados foi previamente indicado pela Comissão Organizadora do Prêmio Professor Protagonista 2019. Sendo composto pelas senhoras: Iolanda Gutheil, Gislaine Gama e Ariadne Arena Suris. Todas são educadoras, representam a educação camaquense e não possuem vínculos diretos com as escolas participantes. A comissão julgadora reunida em uma banca de apreciação elegeu as melhores práticas pedagógicas nas seguintes modalidades: Educação Infantil, Educação Especial, Ensino Fundamental - Anos Iniciais, Ensino Fundamental - Anos Finais e Educação de Jovens e Adultos.
Além dos materiais impressos enviados segundo o edital de inscrição, as juradas também realizaram a análise dos vídeos enviados que relataram as práticas pedagógicas. A seleção dos ganhadores foi realizada com base nos critérios gerais que orientaram a seleção dos trabalhos.
Após esta etapa de seleção dos três projetos destaques vencedores, a próxima ação será a divulgação, à partir de 10 de outubro de 2019,  e a cerimônia de entrega dos prêmios.