01 OUT 2019
SMICS
Camaquã é palco da Jornada da SEDETUR/RS

Na semana que passou, a cidade de Camaquã foi anfitriã em dois momentos do encontro da Jornada do Departamento de Desenvolvimento Econômico da SEDETUR/RS, que ocorreu no IFSul e na ACIC.
Na ocasião o Executivo Municipal estava representado pelo vice-prefeito, Jair Martins e os secretários Sidnei Soares, da Indústria e Comércio e Abner Dillmann, da Agricultura e Abastecimento, também estavam participando o Diretor da SEDETUR, Marcelo Baungarten e os servidores Silvio Andriotti e Érbio Andretto, autoridades municipais e representantes de importantes entidades.
Foi dado o andamento em duas importantes ações para a economia local, o Programa Exporta-RS e a cooperação entre o Governo do Estado e o Clust-ER Agrifood da região italiana da Emilia Romagna, que realiza em parceria com a SEDETUR de um projeto piloto de qualificação da cadeia do arroz no município. “Também avaliamos outros potenciais projetos envolvendo as cadeias da olivicultura, uva e hortifrúti. É o Exporta-RS se aproximando das empresas de Camaquã e região”, afirma Baumgarten.
O encontro teve a participação do IFSul em atividades de pesquisa e desenvolvimento de projetos voltados para derivados de arroz, aproveitamento da casca de arroz e agricultura de precisão.
No segundo encontro ocorrido na ACIC, foi realizado o Seminário “Caminhos da Exportação”, iniciativa do Programa Exporta-RS, do Departamento de Desenvolvimento Econômico da SEDETUR/RS, que busca divulgar e levar ao interior os benefícios do programa e fomentar a cultura exportador em nossas micro, pequenas e médias empresas. Nesta edição, participaram como parceiros o SEBRE/RS, Correios, Banco do Brasil e BAGERGS. Foram também apresentados 3 casos de sucesso de empresas locais no mercado internacional: THB Móveis, Volkmann Alimentos Ltda e Metávila Ind. Metalúrgica Ltda.
O Exporta-RS realiza estudos de mercado customizados para micro, pequenas e médias empresas do RS, sem custo, no intuito de auxiliar essas empresas a buscar novos mercados internacionais.
As próximas reuniões deverão ocorrer em breve, quando deverão ser realizados o alinhamento dos pontos de comum interesse para realização de projetos de pesquisa e desenvolvimento local, visando a valorização da cadeia produtiva do arroz e agricultura de precisão, para geração de oportunidades de negócios para PME italianas e brasileiras, novos projetos, intercâmbio de experiência entre universidades, centros de pesquisa, laboratórios envolvendo estas duas regiões.
Após a reunião, foi realizada uma visita técnica na empresa Blue Ville onde o diretor presidente, Maurivan Dalben, apresentou uma demanda para o reaproveitamento da cinza resultante da queima da casca do arroz utilizada na produção de geração de energia, fonte barata na produção de sílica.