03 OUT 2019
Começou a 39ª Feira do Livro de Camaquã

Feira do Livro de Camaquã irá ocorrer de 2 à 6 de outubro na praça Dr. Donário Lopes

Na noite desta quarta-feira (02), aconteceu a solenidade de abertura da 39ª Feira do Livro, que ocorre de 2 à 6 de outubro na praça Dr. Donário Lopes. Este ano houve o retorno da feira a sua origem, que após mais de 30 anos encontra-se novamente da praça central da cidade.
Segundo os proprietários do Sebo Dom Quixote, João Borges e Tuli Borges, os quais participam a mais de 10 anos da feira do livro de Camaquã, o retorno à praça Dr. Donário Lopes, relembra o início do evento nos anos de 1980, “ficou excelente o formato e o retorno da feira para o seu local de origem", declararam.
Neste ano a feira conta com a participação de 10 livreiros, de quatro cidades que divulgam suas livrarias em todo o Estado.
A cidade de Capivari do Sul é a homenageada deste ano, pelo vinculo histórico com Camaquã, estando presente o prefeito, Marco Antônio Monteiro Cardoso, vice-prefeito Leandro Monteiro dos Santos e a Secretaria de Educação, Nora Helena Soares Nunes, chefe de gabinete, Rosenei de Sousa, assessora de educação, Rutiele Mesquita e Secretario da Agricultura, Luiz Carlos da Silva Andrade e os assessores Paulo Ricardo Dias Sessim e Telmo José de Oliveira.
A feira tem como patrono o professor, escritor e colaborador do Instituto de Historia Regional da Universidade Mainz da Alemanha, Rodrigo Trespach, o qual é natural de Osório, além de ser autor de artigos para jornais e revistas brasileiras e internacionais.
Na abertura estavam presentes o prefeito municipal de Camaquã, Ivo de Lima Ferreira, vice-prefeito, Jair Martins, Mário Garcia, secretário da Cultura e demais secretários, como também o presidente da Câmara de Vereadores, Fabiano Medeiros, presidentes do Sindilojas, Otávio Moraes e Paulo Pankowski da ACIC, representantes de entidades, convidados e escritores que integram a CAPOCAM.
O retorno da feira para a Praça Dr. Donario Lopes, tem a parceria do Executivo Municipal, através da SMCTLDJ, Fecomércio  e Sesc. Os quais uniram forças para realizar uma feira diferenciada, a qual contorna a famosa Foca Maroca.
O secretário Mário em sua fala, saudou a todos os presentes, principalmente a comitiva vinda da cidade de Capivari do Sul, lembrando o tema “Memórias e Histórias", e por lema, “Com o Passado e o Presente Construímos o Futuro". Com destaque para a comemoração dos 180 anos da epopeia de Giussepe Garibaldi e 180 anos do nascimento de Machado de Assis.
Já o prefeito de Capivari do Sul, Marco Antônio Monteiro Cardoso, agradeceu a lembrança de Camaquã em homenagear seu município, pelo vinculo histórico entre as duas cidades, atráves da epopeia farroupilha que até hoje esta gravada na história do Rio Grande do Sul.
Em sua mensagem a historiadora Elma Sant’ana, relatou a sua emoção em ajudar a unificar os dois municípios que tem como vínculo, Giussepe Garibaldi. Como também a sua alegria em conhecer o tumulo da primeira dama do Estado, Caetana Gonçalves.
Daiane Ribeiro Pereira, sub-gerente do Sesc, agradeceu a oportunidade de ser parceira da 39ª Feira do Livro, finalizando que “sem a união não se faz nada.”
O patrono Rodrigo relatou que após quase 4 décadas, Camaquã apostou no livro que transforma a sociedade atráves da leitura, todos nós temos um vinculo com o livro. Finalizou declarando, “leia seja parceiro desta ideia.”
Em sua fala o prefeito Ivo de Lima Ferreira, saudou a toda comitiva de Capivari do Sul, que esta presente ao evento,  como aos parceiros, explanando que, “este elo de parceria é fundamental para que possamos realizar a todos os eventos que estão em nosso calendário,” O Executivo Municipal, declarou que irá ser construída a réplica do barco Seival, para começar a alavancar o turismo em Camaquã.
Para finalizar a solenidade foi realizado a apresentação da Orquestra de Câmara Getúlio Vargas, que trabalha com crianças de 7 à 18 anos, localizada no Cras Getúlio Vargas.

03/10/2019
39ª Feira do Livro de Camaquã