11 DEZ 2019
GABINETE
Executivo Municipal participa de Mostra de Trabalhos do Projeto Etnias

“Projeto Etnias, todos somos um” foi apresentado pelos alunos da APAE

O prefeito em exercício, Fabiano Medeiros, participou na manhã desta quarta-feira (11), da “Mostra de Trabalhos do Projeto Etnias, Todos somos um”, realizado pelos alunos da Escola de Educação Especial Raphael Pires dos Santos, APAE Camaquã.
Estiveram presentes, além do presidente da entidade, Francisco de Paula Paiva Delamare, a diretora da escola Graziela Grala, a coordenadora de educação da Federação das APAEs, Lúcia Centeno, vereador Marco Longaray, presidente do CMEC, Letiane Lemes Nobre, funcionários e pais de alunos.
Esta mostra vem sendo preparada desde o início do ano, envolvendo cerca de 120 alunos, trabalhando no Projeto Etnias, buscando resgatar e valorizar a história dos povos indígenas, portugueses, africanos e italianos, tendo ainda o propósito de trabalhar no próximo ano com mais 4 etnias.
Dentro da programação da mostra é comemorado no dia 11 de dezembro, os 65 anos de atuação do movimento APAEANO, em defesa das pessoas com deficiência intelectual e múltipla. Não tendo discriminação, pelo contrário, destacando a solidariedade, amizade e amor verdadeiro.
Alguns alunos realizaram apresentações artísticas dentro de cada etnia trabalhada neste ano, e logo após os convidados foram conhecer as obras que foram construídas por cada aluno, lembrando que, as obras foram feitas apresentando a cultura de cada etnia estudada.
A grande diversidade étnica que constitui o mundo, resultou em uma riqueza cultural que se expressa por intermédio das artes, música e principalmente da culinária específica de cada etnia, e estes alunos estudaram cada uma, para que hoje a mostra fosse fiel aos costumes destes povos representados.
O presidente Delamare, agradeceu a presença das autoridades, representantes das Federações das APAEs, funcionário e pais, lembrando do prazer em prestar este serviço à pessoas especiais. Já o prefeito em exercício, Fabiano, falou sobre a importância da entidade e o excelente trabalho feito junto aos alunos, beneficiando toda região de Camaquã.