Terça,
Previsão para hoje (31 de março)

18 DEZ 2019
AGRICULTURA
Agroindústrias de Camaquã poderão comercializar seus produtos em todo o Estado
Foto Noticia Principal Grande
Documento foi apresentado pelo secretário Abner Dillmann, juntamente com servidores do SIM

O secretário da Agricultura e Abastecimento, Abner Dillmann, acompanhado do coordenador do Serviço de Inspeção Municipal (SIM), o médico veterinário José Carlos Berta Dorneles e o Técnico Agrícola e auxiliar de inspeção, José Luis Blaskowski Tavares, estiveram na tarde desta quarta-feira (18), reunidos com o prefeito municipal, Ivo de Lima Ferreira.
O encontro teve a finalidade de comunicar ao prefeito que, desde o ano de 2013, o município vem solicitando a adesão ao SUSAF-RS, sem sucesso por faltar algumas adequações solicitadas pelos fiscais do Estado (CISPOA). Sendo que neste ano foi uma das solicitações feitas pelo órgão foi atendida, a qual era o aumento do quadro de servidores, sendo nomeado mais um médico veterinário para integrar a equipe do SIM.
Após as adequações, em agosto deste ano, foi novamente encaminhada a solicitação, sendo que neste mês foi enviado para a Secretaria da Agricultura e Abastecimento, através do CISPOA o reconhecimento de equivalência para agroindústrias familiares e de pequeno porte, pela Portaria SEAPDR nº 297/2019 do Diário Oficial do Estado.
Próximo passo a ser seguida, será a certificação da empresa indicada pela secretaria, e logo após novas indicações de fábricas de conservas de produtos cárneos (embutidos), que devem seguir os trâmites necessários para receber a certificação do SUSAF.
A agroindústria indicada será a primeira devidamente registrada no Serviço de Inspeção Municipal da Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento de Camaquã a poder comercializar seus produtos em todo o Estado do Rio Grande do Sul, sob o selo do SUSAF-RS.
Este selo beneficiará principalmente aos agricultores da Agricultura Familiar e equivalentes, trazendo mais renda para estas famílias, além de comercializar seus produtos em diversas cidades do Estado.
Todo o processo teve uma grande parceria com o secretário de Estado da Agricultura, Covatti Filho, juntamente com a coordenadoria do SUSAF, colocou-se a disposição do Executivo Municipal.