16 MAR 2020
Prefeito Municipal pede compreensão de entidades

O auditório Zilda Maria Azambuja da Secretaria Municipal da Educação, foi palco de reunião entre o Executivo Municipal com diretores de escolas municipais, estaduais, particulares e entidades.
A reunião teve a finalidade de discutir ações em conjunto, para definir o que será feito no município para evitar a proliferação do Coronavírus, sendo que o prefeito Ivo, falou sobre o empenho e compreensão das entidades que estiveram presentes na reunião para que venham a colaborar, deixando claro que, somente através da união poderemos evitar com que este vírus venha a se propagar pelo município.
A Secretaria Municipal da Saúde de Camaquã, esta acompanhando os seis casos suspeitos no município, como também tomou algumas providencias, como, os atendimentos em postos de saúde haverá a separação dos idosos de outros pacientes, evitando assim a possível contaminação. Também todos servidores da saúde, utilizarão máscaras de proteção, alem de disponibilizar máscaras para pacientes que sejam suspeitos.
A secretaria esta empenhada em combater este vírus, através de ações diretas e efetivas, lembrando que o empenho tem que ser de todos, com a higienização das mãos e cuidados para evitar aglomerações.
A solicitação da secretaria é que aja o empenho de todas as entidades, empresas de ônibus, igrejas e academias de ginástica, que tenham a prevenção nestes locais, utilizando álcool gel para desinfetar equipamentos de uso comunitário.

Ações tomadas pela Secretaria da Saúde
Conforme recomendações do Ministério da Saúde a Secretaria da Saúde de Camaquã está tomando algumas ações para evitar a proliferação do Coronavírus. Cada ação será feita de acordo com o tipo de unidade, visando o melhor atendimento a população.

UPA: Fica restrito o acompanhante para pacientes na UPA Mario Nunes Lacerda por tempo indeterminado, exceto para crianças e idoso que poderão ter 1 acompanhante por vez.
Fica restrito a visitação de qualquer paciente dentro das dependências da unidade de pronto atendimento, sem exceções.
O paciente que for identificado como suspeito receberá uma máscara e ficara em uma sala isolado dos demais aguardando atendimento;
Os funcionários da unidade deveram realizar os atendimentos com máscara, para sua proteção devido o tempo de exposição dos mesmos dentro da unidade de saúde.
Será informado a população que só procure a UPA, em casos onde o paciente apresentar um conjunto de sintomas graves como (febre, tosse, falta de ar), os demais casos leves devem procurar a rede básica de saúde.

Unidades Básicas de Saúde e Policlínicas: Fica restrito o acompanhante para pacientes nas consultas e procedimentos nas Unidades Básicas de saúde por tempo indeterminado, exceto para crianças e idoso que poderão ter 1 acompanhante por vez.
Será informado a população que em casos que não são considerados suspeitos, o paciente não deve procurar as unidades se apresentar somente sintomas de um quadro viral de gripe leve  (coriza, e indisposição momentânea) que nessas situações o paciente se hidrate e se alimente e durma bem e só procure a Unidades de saúde em casos que os sintomas evoluam para (tosse e febre), nesse caso o médico da unidade avaliará a necessidade de internação do paciente.
Todos setores da secretaria da saúde deverão ser constantemente Higienizados com Álcool Gel 70%.
Os passageiros do setor de transporte quando forem marcar suas viagens se identificados que estão com quadro gripal, serão aconselhados a remarcar suas consultas, se apresentar o quadro gripal na viagem será entregue e exigido o uso da máscara pelo motorista.
A secretaria da saúde fornecerá um telefone para que casos que se enquadrem dentro das situações citadas abaixo entrem em contado solicitando orientações e atendimento.
O paciente passará por uma triagem para ser considerado suspeito deve apresentar: Febre + Sinais ou sintomas respiratórios (tosse seca, dor de garganta, dor no corpo, dor de cabeça, prostração, dificuldade de respirar, alteração nos batimentos cardíacos) + histórico de viagem para as áreas de transmissão lacais ou contato próximo com casos suspeitos ou contato próximo com casos confirmados, nos últimos 14 dias.