24 MAR 2020
Mais dois casos do Covid-19 descartados em Camaquã

Além do anúncio do descarte de dois casos do Coronavírus em Camaquã, Executivo Municipal anuncia novas ações através de Decretos

O Executivo Municipal de Camaquã, esteve realizando reuniões na manhã desta segunda-feira (23), para definirem novas ações que serão tomadas no município a respeito do Covid-19.
Após elaboradas as novas ações, o prefeito Ivo de Lima Ferreira, acompanhado do Secretário Municipal da Saúde, Luciano Pereira Dias e pelo Procurador Chefe do Município, Fabiano Ribeiro, realizaram uma nova coletiva com a imprensa local, ocasião em que foi divulgado o Decreto nº 23.286, de 23 de março de 2020, o qual institui o Comitê de Gestão de Crise Interinstitucional e o Gabinete de crise para enfrentamento ao Coronavírus, sendo composto por um representantes, titulares  e suplentes dos seguintes órgãos, Conselho de Saúde de Camaquã, FUNBECA,  Secretaria da Saúde de Camaquã, Comissão de Saúde da Câmara de Vereadores , ACIC, além de um representante da Indústria, Comércio e Serviços, Sindilojas, Sindicato Rural de Camaquã, Sindicato dos Trabalhadores do Comércio, Consórcio Intermunicipal Centro-Sul, Conselho de Governança de Camaquã, Sindicato dos Trabalhadores Rurais e Associação dos Arrozeiros de Camaquã.
Já o Decreto nº 23,287, de 23 de março de 2020, estabelece medidas complementares  aos Decretos nº 23.210, de 16 de março de 2020, nº 23.229, de 18 de março de 2020, revogando o Decreto nº 23.28, de 20 de março de 2020, de enfrentamento e prevenção ao contágio pelo Covid-19, no âmbito do município de Camaquã.
O Decreto de combate ao Covid-19, houve ações de regramento quanto ao horário de funcionamento de supermercados e restaurantes, já outros três tipos de comércio foram colocados nos qualificados como serviços essências, mas, funcionando dentro de regras citadas no decreto.
Pontos debatidos na coletiva foi a respeito ao atendimento a idosos, que neste novo documento fica a restrição de horário para idosos nos supermercados, ficando determinado que este atendimento será das 7h30min às 9h30min, sendo exclusivo aos idosos. Outro ponto foi sobre as atividades esportivas coletivas que estão proibidas a partir de agora.

Ponto positivo
O ponto positivo da coletiva foi o anuncio de mais dois casos descartados de Coronavírus na cidade, dos 15 casos suspeito, 7 já foram descartados. Dentro das ações que estão sendo tomadas, um fato importante, foi o anúncio da locação de estrutura para triagem dos possíveis casos de Coronavírus, o qual segundo secretário Luciano, deverá começar a ser construído nesta terça-feira (24), junto a UPA 24 horas. “Estamos trabalhando em parceria com o Hospital Nossa Senhora Aparecida”, destacou o secretário.
Já o prefeito Ivo de Lima Ferreira, ao anunciar os casos descartados, frisou o empenho do Executivo em atender bem e cuidar da saúde dos camaquense, sendo que esta estrutura será exclusivamente para pessoas com sintomas de gripe que passarão pela triagem. “Quero deixar o meu apelo para os idosos, por favor, fiquem em casa”, finalizou o prefeito Ivo.

Fonte: Assessoria de Imprensa de Camaquã