Domingo,
Previsão para hoje (12 de julho)

17 ABR 2020
AGRICULTURA
Prorrogado prazo de vacinação contra a Brucelose

A Secretaria Municipal da Agricultura e Abastecimento, prorrogou até o dia 30 de abril a inscrição da Vacina da Brucelose, devido a paralisação dos serviços em virtude pandemia do Novo Coronavírus, Covid-19.
Os interessados devem procurar a secretaria, para realizar a solicitação e o agendamento, para que as equipes venham a se deslocarem até a sua propriedade.

Vacinação contra a brucelose
É obrigatória a vacinação de todas as fêmeas bovinas, entre 3 e 8 meses de idade, com amostra B19. Em propriedades certificadas recomenda-se que as bezerras sejam vacinadas até 6 meses de idade, de forma a minimizar a possibilidade de reações vacinais nos testes de diagnóstico.

Para que serve vacina brucelose?
Vacinação e exames são essenciais para controle da brucelose. Uma das principais medidas de controle da brucelose bovina é a vacinação. A realização periódica de exames de diagnóstico no rebanho também é estratégica para a erradicação.

Transmissão
A brucelose bovina é transmitida principalmente pela ingestão de pastagem contaminada pela urina de bovinos doentes, restos fetais e restos de placenta. Dificilmente, ocorre transmissão via monta devido às características de pH vaginal e imunidade de mucosas.
A doença pode ser introduzida em um rebanho sadio pela aquisição de bovinos infectados. Por esse motivo, é importante a realização de quarentena e de novos exames para que os animais possam ser incorporados ao rebanho.