Domingo,
Previsão para hoje (31 de maio)

14 MAI 2020
DESENVOLVIMENTO SOCIAL
CREAS de Camaquã irá realizar palestras virtuais

Palestras serão transmitidas a partir do dia 18, alusivo a XV Semana de Sensibilização e Enfrentamento à Violência, ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes

A Secretaria Especial da Mulher, do Trabalho e Desenvolvimento Social, através do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), promoverá na semana do dia 18 de maio, ações alusivas a XV Semana de Sensibilização e Enfrentamento à Violência, ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, cujo objetivo é sensibilizar e instigar a sociedade a uma reflexão sobre esta temática, e convocar a mesma para participar da luta em defesa dos direitos de crianças e adolescentes.
Entendendo que é preciso garantir a toda criança e adolescente o direito ao desenvolvimento de sua sexualidade de forma segura e protegida, livres de violência sexual, as ações do CREAS se centraram na prevenção através das mídias sociais, rádios, site da prefeitura de Camaquã e SEMTDS - Secretaria Especial da Mulher do Trabalho e Desenvolvimento Social, com o intuito de informar sobre o tema em destaque, visando capacitar crianças e adolescentes para que os mesmos apresentem condições de agir em sua autodefesa, já que o momento exige isolamento social com as devidas precauções, para que não haja aglomerações á fim de evitar o contágio do COVID-19, desta forma o CREAS respeitando as regras de prevenção e contágio, onde a equipe se reorganizou e idealizaram, para não deixar passar em branco esta data, estão se adequando para realizar as ações de forma virtual, sem infringir as regras decretas pelos órgãos públicos.
Para assistir basta acessar o endereço eletrônico https://www.facebook.com/creas.cmq, para participar das palestras que serão transmitidas.

O que é Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes?
Abuso sexual é todo ato ou jogo sexual, relação hetero ou homossexual, cujo agressor esteja em estágio de desenvolvimento psicossexual mais adiantado que a criança ou adolescente. Tem por finalidade estimulá-la sexualmente ou utilizá-la para obter estimulação sexual;
Exploração sexual é caracterizada pela relação sexual de uma criança ou adolescente com adultos, mediada pelo pagamento em dinheiro ou qualquer outro benefício;
Na maioria dos casos o agressor é uma pessoa próxima da vítima e/ ou da família;
A maioria das crianças não mente sobre a violência sexual sofrida;
Quando uma criança ou adolescente rompe o silêncio e não acreditam, o sofrimento costuma ser agravado;
Os abusadores geralmente são pessoas carismáticas, mostram-se sempre solícitas a proteger e a ajudar as crianças, são aparentemente confiáveis. Condições necessárias para atrair a criança e manter o contrato de segredo;
O abuso é democrático, podendo ocorrer em qualquer família, de todas as classes sociais e nível escolar.
Lembrando que para a prevenção destas situações é importante que haja um espaço para discussão dentro das famílias e escolas (assim que retomadas as aulas) com as orientações necessárias.