Sexta,
Previsão para hoje (14 de agosto)

31 JUL 2020
Executivo Municipal recebe Minuta do Estudo Hidrológico

Após a entrega minuta passou para o setor de licitações

O Secretário Municipal do Meio Ambiente, Luis Carlos Evangelista, esteve na manhã desta sexta-feira (31), visitando o gabinete do Prefeito Municipal, Ivo de Lima Ferreira, para a entrega da minuta do termo de referência do Estudo Hidrológico, o qual tem a finalidade de fornecer subsídios para a elaboração de um Plano de Gerenciamento das Águas, para ser implantado na cidade de Camaquã, abrangendo as bacias e micro bacias de contribuição do perímetro urbano e de expansão.
Após a entrega ao prefeito, a minuta passou para o setor de licitações, para que comece o processo para a abertura da licitação, possibilitando a conclusão deste importante trabalho que beneficiará toda a área central, direcionando as águas da chuva para área de expansão, resolvendo assim os problemas ocorridos pelas inundações.

Objeto do termo de referência
O objeto do termo é definir as especificações técnicas a serem seguidas para a elaboração do referido plano de todas suas etapas, a coleta de dados, análise dos dados e planejamento.
O estudo hidrológico devera se basear na caracterização fisiográfica e climatológica da região de Camaquã, observando-se o tamanho das áreas de drenagem, tipos e ocupação do solo, assim como também em dados pluviométricos e fluviométricos, contemplando os diversos assuntos, entre eles: plano de contenção de cheias; caraterização hidrodinâmica dos aquíferos; monitoramento hidrológico; avaliação de transporte e deposição de sedimentos; diagnóstico e gerenciamento de recursos hídricos; modelagem e simulação hidrodinâmica.

Plano de bacias
Nesta etapa serão abordados os aspectos técnicos do plano, levantamento de dados, atividades de campo, definição de critérios de projeto, estimativa de cenários de simulação e proposição de soluções.

Pontos críticos que serão analisados
Banhado Jardim do Forte; Bairro Floresta; todas as nascentes da Sanga do Passinho; Sanga do Curtume; Santa Bárbara; Sanga do Capitão Jango (São Luiz); Bairro São Pedro; Bairro Gaúcho; Perímetro de expansão urbana (Dirceu Dorneles); Vila São Carlos; Distrito Industrial; Área de desenvolvimento industrial; Área de preservação do Arroio Duro; Área de preservação Barragem do Arroio Duro.

VINCULADOS À PÁGINA:
Secretaria do Meio Ambiente