17 DEZ 2020
Secretaria cria projeto “Conectados pelo afeto”

Projeto foi elaborado pela Secretaria Municipal de Educação com a finalidade de homenagear os agentes engajados no enfrentamento à Covid-19

Em tempos de incertezas em que o mundo vive, devido a pandemia do Novo Coronavírus, com pessoas guerreando na linha de frente, muitas vezes abrindo mão de estarem com seus familiares, a Secretaria Municipal de Educação, através da Assessoria Pedagógica, idealizou e colocou em prática o projeto “Conectados pelo Afeto”, onde cada escola adota uma entidade ou órgão que combate a pandemia, ficando a cargo dos alunos a confecção das cartas de gratidão e reconhecimento que é destinada a cada um dos colaboradores de instituições do município de Camaquã, afim de agradecê-los por toda a sua dedicação no combate à Covid-19.
O projeto tem o objetivo de reafirmar a importância do papel da escola mediante o ato de socializar, educar, sensibilizar e principalmente produzir aprendizagens através de vínculos, vivências e interações concretas, ficou firmada a importância de projetos escolares que contemple as necessidades atuais, colocando em prática através de ações concretas o desenvolvimento de competências e habilidade necessárias ao desenvolvimento da autonomia, independência e protagonismo das crianças e adolescentes.
Sendo assim, o projeto envolve cada escola de acordo com sua realidade local e considerando os envolvidos na temática (escola, professores, alunos, agentes engajados no enfrentamento da pandemia no município).
Antes das redes sociais, das conversas virtuais e do telefone, palavras e sentimentos eram estampadas em folhas de papel, viajavam o mundo unindo famílias, casais e amigos. Quando se pensou que elas estivessem superadas, eis que uma pandemia as traz de volta, esta foi à visão da Secretaria de Educação, que criou este projeto, que, demonstra a solidariedade, gratidão, empatia e afeto com uma mensagem de esperança e de fé.
De acordo com as idealizadoras do projeto “Conectados pelo Afeto”, as cartas têm o objetivo de demonstrar solidariedade aos profissionais que trabalham arduamente no combate do Novo Coronavírus, reconhecendo a relevância das atividades desempenhadas por médicos, colaboradores de todos os setores do hospital Nossa Senhora Aparecida, como também ao Corpo de Bombeiros, Secretaria da Saúde, UPA, Asilo Municipal, Casa Lar, Postos de Saúde, Vigilância Sanitária, Farmácia Municipal, Brigada Militar, enfim, todos que de uma forma ou outra estão envolvidos na luta pela vida.
“Está uma maravilha os projetos das escolas no "Conectados pelo Afeto". Emocionante e de uma sensibilidade muito grande. Só elogios. Parabéns a todos que se dedicaram e executaram essa demonstração de carinho com quem vem fazendo a diferença nesse período”, relatou o secretário da Educação, Nelson Egon Geiger Filho, em suas redes sociais em agradecimento as escolas.