26 FEV 2021
SMICS
Inovação ganha destaque em Camaquã

Em parceria com o Sebrae RS o município começa a tirar do papel o Eixo de Inovação do programa Cidade empreendedora

O município de Camaquã começa a estimular a cooperação e a interação dos atores locais a fim de criar condições para formação de polos criativos e com impacto no desenvolvimento socioeconômico da comunidade. O primeiro passo foi dado em 2020 com a formalização da parceria entre o Sebrae RS e a gestão pública municipal. Agora, em 2021, a realização de uma reunião em fevereiro resultou no início das articulações e identificação dos integrantes e lideranças ligadas às instituições de ensino do município para participarem do processo. O encontro teve a participação do secretário do Desenvolvimento, Inovação, Cultura e Turismo, Clayton Dworzecki, do gerente regional do Sebrae RS, Ciro Vives, e do analista de articulação territorial da organização Fabrício Burkert.
“O eixo Inovação integra o programa Cidade Empreendedora e tem o objetivo de proporcionar um ambiente favorável à criação de grupos de governança do ecossistema de inovação interessados no desenvolvimento do município”, destaca Burkert. Para tanto, serão implementadas diversas atividades como cursos e consultorias inclusive para apoio à regulamentação das políticas municipais de inovação, como criação do conselho, fundo e análise sobre a possibilidade de diminuição do ISS para estimular o setor.
A criação de um ecossistema de inovação promove a construção de parcerias estratégicas entre sociedade civil organizada, setores empresarial, academia e governamental, constrói uma agenda comum entre os atores dos ecossistemas do município, articula projetos voltados ao desenvolvimento econômico e social. Trabalhar o ecossistema se faz necessário para diagnosticar a vocação e a realidade do município e gerar insights que permitam a compreensão dos ativos locais e os desafios  para a construção da visão de futuro de Camaquã.

Saiba mais
O Programa Cidade Empreendedora é uma iniciativa inédita no Rio Grande do Sul para engajar gestores e servidores públicos na melhoria do ambiente de negócios e na promoção das políticas públicas para o apoio e fortalecimento do empreendedorismo nos municípios, respeitando suas realidades. O programa tem como objetivo a transformação local, visando impulsionar o desenvolvimento econômico como um todo, com a potencialização e institucionalização de alguns capítulos da Lei Geral da Micro e Pequena Empresa.