22 MAR 2021
“Município estuda estruturar um Centro de Atendimento Preventivo ao Covid-19”

Para que os trabalhos de prevenção a pandemia continuem, o Poder Executivo Municipal, e equipe de profissionais da Secretaria da Saúde, realizaram na tarde desta segunda-feira (22), a primeira reunião para viabilizar a criação de um Centro de Atendimento Preventivo ao Covid-19. Entre as principais pautas discutidas durante a reunião, foi à atenção ao atendimento de pacientes que buscam a prevenção. Será ofertado a população suporte de equipe de profissionais médicos, exames de imagem necessários e disponibilidade de medicamentos prescritos por profissionais conforma cada caso. Os pacientes diagnosticados terão acompanhamento por equipes de saúde de seus familiares, a fim de evitar a propagação do contágio.
Com o Centro de Atendimento Preventivo ao Covid-19 tem o objetivo principal de evitar complicações e internações no município. A ideia é orientar os pacientes sobre principais sintomas, avaliação médica, considerações sobre exames, terapia recomendada, orientações pós-prescrição e critérios para internação, com isso o paciente não tenha um agravamento do quadro clínico para que não seja necessária uma intervenção mais severa, como internação hospitalar, por exemplo.
Como podemos acompanhar, a doença possui estágios diferentes, a equipe médica fará o diagnóstico e promoverá o tratamento adequado para cada pessoa. Seguindo critérios técnicos específicos, o médico indicará os medicamentos mais adequados a cada caso e para cada fase da doença.
O tratamento não se limitará a uma consulta, contará com o monitoramento do doente. Assim, o paciente é acompanhado sistematicamente e o tratamento pode ser modificado em caso de melhora ou piora dos sintomas. Com o acompanhamento certo e a indicação medicamentosa correta, percebe-se um abrandamento dos sintomas e até a não ocorrência dos sintomas.
A ideia deste centro de criação vem sendo debatido com profissionais da área da saúde, empresários, entidades e vereadores da base do governo.