19 ABR 2021
DESENVOLVIMENTO SOCIAL
Secretário Adjunto de Camaquã assume presidência do Coegemas/RS

Matheus da Silva Nunes, secretário adjunto da Secretaria Especial da Mulher, do Trabalho e Desenvolvimento Social é o novo presidente do Coegemas/RS

O Colegiado Estadual de Gestores Municipais de Assistência Social (Coegemas/RS) estará realizando solenidade na próxima quinta-feira (22), das 9h às 12h, de forma virtual, para a posse da nova Diretoria Executiva e dos novos representantes regionais para o biênio 2021/2023.
Estarão tomando posse Matheus da Silva Nunes, de Camaquã, como presidente do Colegiado; Eliton dos Santos Ávila, de Novo Hamburgo, como vice-presidente; Mônica Vogh, de Mormaço, como 1ª secretária; Céci Maria Rodrigues Gerlach, de Lajeado, como 2ª secretária; Cátia Siqueira, de Jaguari, como 1ª tesoureira; e Priscila Nunes, de Santo Antônio das Missões, como 2ª tesoureira.
A nova diretoria foi eleita através da reunião ocorrida no dia 25 de março, através de vídeo conferência, momento em que participaram desta reunião os secretários municipais de Assistência Social e diretores de Departamento de Assistência Social.

Coegemas/RS
Colegiado Estadual de Gestores Municipais de Assistência Social (Coegemas/RS) é o órgão de integração, representação e apoio aos municípios em assuntos da assistência social e está vinculado à Famurs.
Em janeiro de 1994, a Famurs cria o Conselho dos Dirigentes Municipais de Assistência Social (Codimas) com o objetivo da mobilização e organização dos municípios, para a discussão e implantação da política de assistência social, recém instituída pela LOAS (Lei nº 8.742/1993), sendo essencial a existência de um espaço de defesa dos interesses do ente municipal, nas esferas estadual e federal. Em 2006, o conselho teve sua nomenclatura alterada para Coegemas/RS, em adequação às normativas do Sistema Único de Assistência Social (SUAS).
O Coegemas/RS se organiza a partir das 27 associações regionais da Famurs, que indicam os titulares e suplentes ao Colégio de Representantes, cujas reuniões são mensais e ocorrem na sede da Federação. Em ocorrência da pandemia, as reuniões estão ocorrendo de forma virtual.
Os representantes têm a competência de mobilizar e organizar a participação dos gestores de assistência social dos municípios, em Assembleia Regional, realizando também as reuniões mensais, a fim de levar os temas discutidos pelo Colegiado Estadual e realizar o levantamento das demandas prioritárias de cada região.
Conforme a área técnica de Assistência Social da Famurs, é importante destacar que o Coegemas/RS indica a representação dos municípios de Pequeno Porte I, Pequeno Porte II, Médio Porte, Grande Porte e Metrópole na Comissão Intergestores Bipartite – CIB/RS, onde são pactuadas as ações, em nível estadual, a exemplo da partilha de recursos do Fundo Estadual de Assistência Social (FEAS) e demais aspectos da operacionalização da política.
O Coegemas/RS é, portanto, um espaço de discussão e troca de experiências que através da organização e defesa dos municípios busca o aprimoramento das ações do SUAS, em cada comunidade/território, e que são ofertadas às famílias e indivíduos que necessitam da política pública de assistência social.