14 MAI 2021
SMICS
Camaquã realizará pesquisa de mapeamento de compras locais

Levantamento faz parte do eixo de compras públicas do Programa Cidade Empreendedora, desenvolvido pelo Sebrae RS e gestão pública municipal

O Programa Cidade Empreendedora, através do eixo de Compras Públicas, realizará mais uma importante etapa em Camaquã. Trata-se do levantamento de fornecedores e não fornecedores do município que pretende aumentar a participação de empresas locais nas compras do município. Já foram realizados alguns encontros para tratar do tema e para alinhar os detalhes do desenvolvimento do material. O levantamento detalhará o perfil das empresas, suas características, segmentos de maior atuação, qual o percentual de Empresas de Pequeno Porte (EPPs), Microempresas (ME) e Microempreendedores Individuais (MEI), entre outros.
“Estamos realizando esse levantamento para verificar se as empresas do município estão participando das licitações realizadas pela prefeitura e quais os principais fornecedores do município. A partir desses resultados, o poder público pode criar um planejamento para instruí-las do que é necessário, que tipo de documentação é preciso, além de incentivar a participação das empresas locais para que os recursos fiquem dentro do município”, destaca o Secretário do Desenvolvimento, Inovação, Cultura e Turismo de Camaquã, Clayton Dworzecki.
Em Camaquã, o Cidade Empreendedora já realizou ações para o desenvolvimento do sistema de licenciamento automático o qual o usuário possui um ambiente único e digital junto aos órgãos estaduais e à prefeitura, que já possui integração com a Junta Comercial e integração à Rede Simples. Foi também aprimorado o sistema de inspeção municipal, ampliando o mercado para as agroindústrias locais, que passaram a integrar o sistema estadual e federal. Além disso, a Sala do Empreendedor recebeu o Selo Ouro na avaliação feita pelo Sebrae RS em parceria com a Fundação Nacional da Qualidade (FNQ), valorizando os serviços prestados à comunidade e a todos os empreendedores da cidade.
Estão previstas ainda ações dos eixos de Inovação, Plano Municipal de Desenvolvimento e Educação Empreendedora. “Serão iniciativas importantes que ajudarão na aceleração do desenvolvimento do município”, finaliza o analista de articulação territorial do Sebrae RS, Fabricio Burket.