01 JUL 2021
1º Café Pedagógico da Educação Especial ocorre na SMED
Momento foi de muita troca de experiências e compartilhamento de ideias

Nesta quarta-feira, 30 de junho, a Secretaria da Educação e Desporto realizou o 1º Café Pedagógico da Educação Especial para formação presencial para os professores de Atendimento Educacional Especializado. O evento ocorreu no auditório Zilda Maria Azambuja da SMED e reuniu os profissionais das 12 salas de recursos das escolas municipais.
A assessora pedagógica da educação especial, Roseni Florisbal, orientou, num primeiro momento, os professores sobre a realização do trabalho nas salas de recursos multifuncionais e as finalidades do trabalho do AEE. Foi ressaltada a importância de resgatar a essência deste trabalho nesse momento e o acolhimento aos alunos com público-alvo da educação especial no atendimento presencial ou remoto.
Na segunda parte do encontro os professores de AEE de cada escola trouxeram materiais que estão utilizando nos seus atendimentos para compartilhar com os colegas. O momento foi de muita troca de experiências e compartilhamento de ideias.
Roseni ressalta que cada aluno é diferente e precisa receber o atendimento de acordo com as suas necessidades específicas. Segundo ela, “precisamos acolher os alunos da educação especial compreendendo a realidade atual das famílias e tendo o cuidado de não deixar nenhum aluno para trás”. “As famílias estão optando pelo atendimento presencial na sala de recursos por perceberem a importância desse apoio para garantir o desenvolvimento de habilidades fortalecendo as potencialidades de cada um", ela complementa.
Com o retorno das aulas presenciais, as escolas estão realizando atendimento presencial dos alunos nas salas de recursos multifuncionais com agendamento de horário e seguindo os protocolos de saúde.