09 JUL 2021
Educação Agropecuária da EMEF Chequer Buchaim é referência na região
Secretário Nelson Egon Geiger Filho esteve visitando a instituição

A Escola Municipal de Ensino Fundamental Chequer Buchaim – Unidade Agropecuária oportuniza aos alunos uma aprendizagem significativa, dinâmica e articulada, aliada às vivências e atividades práticas consistentes e ainda oferece contato respeitoso e direto com a natureza. Com mais de duas décadas de atuação, a escola se tornou referência em educação agropecuária. O secretário da Educação e Desporto, Nelson Egon Geiger Filho esteve visitando a instituição, nesta quinta-feira, 8 de julho.
A escola oferta o ensino de turno integral, com regime de semi-internato e internato para alunos de locais distantes. Atualmente, devido a pandemia, a escola tem atendido os alunos de maneira diferenciada, de forma híbrida e escalonada, seguindo os protocolos de saúde estabelecidos.
O educandário possui um currículo rico e cheio de intencionalidade pedagógica, composto por dezesseis disciplinas ministradas por profissionais qualificados e motivados a fazer o melhor pelos estudantes e pela comunidade escolar. Além disso, a escola conta com funcionários comprometidos e equipe diretiva e pedagógica responsável e consciente de seu papel, fortalecendo ainda mais a proposta de ensino e os valores vinculados a ela.
Dentre as disciplinas ministradas e aulas ofertadas, os educandos participam de práticas zootécnicas, agrícolas, industriais e comerciais, ampliando a visão de mundo desses adolescentes, visando qualificação e fomentando competências de cooperação e cidadania.

Parceiros e Qualificação
Além de tudo isso, a EMEF Chequer Buchaim está sempre promovendo atividades que buscam a qualificação da equipe de funcionários.  Oficinas e cursos sobre alimentação escolar, aproveitamento integral de alimentos, processamento de hortaliças, são realizados com as parcerias valiosas da SMED, SENAR, ASE e Sindicato Rural de Camaquã.

Cooperativa Escolar: A escola não para e as novidades também não.
Um novo projeto de trabalho está em andamento numa parceria firmada com o sistema Sicredi, é o programa “Cooperativa Escolar”. Essa proposta visa oportunizar aos alunos espaços de aprendizagem construídos pelo cooperativismo, desenvolvendo competências ligadas ao conhecimento, à criatividade, à cidadania e à liderança, mobilizando a instituição como um todo.
A Secretaria Municipal da Educação e Desporto segue realizando o acompanhamento das ações da escola, dando assistência sempre que necessário e tendo um olhar diferenciado e humanizado para essa comunidade escolar. A Escola Chequer Buchaim tem comprometimento com a educação, com a inclusão social e com a cidadania.