09 AGO 2021
Encontros abordam práticas montessorianas na alfabetização em Camaquã
Formações reuniram professores dos primeiros anos do ensino fundamental das escolas municipais

A Secretaria Municipal da Educação e Desporto de Camaquã (SMED) promoveu, nos dias 19, 20 e 21 de Julho de 2021, encontros de formação sobre as práticas montessorianas na alfabetização com o objetivo de refletir as práticas e a organização pedagógica no Ciclo de Alfabetização. As atividades reuniram professores dos primeiros anos do ensino fundamental das escolas municipais.
Durante os dias de formações, as equipes diretivas e professores tiveram a oportunidade de vivenciar e refletir a Linha do Tempo das Políticas e Formações na Alfabetização e as práticas pedagógicas.
Pensar sobre o planejamento, rotina e espaços escolares é essencial para possibilitar práticas montessorianas no primeiro ano do ensino fundamental, afirmam as assessoras pedagógicas responsáveis pela organização dos encontros, Aniele Jass e Sanay Trzeciak.   Acreditamos que desta forma cada vez mais experiências educativas de qualidade serão promovidas nas escolas, contribuindo para o desenvolvimento integral das crianças e minimizando as rupturas do processo de transição entre as etapas da Educação Básica, elas salientam.