17 AGO 2021
Alunos desenvolvem projeto para tratamento de efluentes na EMEF Chequer Buchaim
Iniciativa é realizada em parceria com Sicredi, Prefeitura e SMED

Os alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental Chequer Buchaim – Unidade Agropecuária estão desenvolvendo um projeto para tratar os efluentes gerados pela sala de ordenha da escola. As atividades são realizadas nas aulas de práticas zootécnicas pelos estudantes.
O projeto já vinha sendo elaborado há dois anos e começou a ser posto em prática no ano de 2021, em uma parceria realizada com a Cooperativa Sicredi, que financiou parte dos recursos para a realização da iniciativa através do seu programa de Ação Social, e com a Prefeitura Municipal e a Secretaria da Educação e Desporto.
Os efluentes são os resíduos produzidos e descartados no meio ambiente sobre a forma de líquidos ou gases. Neste projeto, a água residual da ordenha ao invés de ir diretamente para o açude passará a ter um tratamento diferenciado. Conduzido pela professora e zootecnista Silvia Souza Fonseca e com a participação dos estudantes, o projeto irá utilizar esses efluentes em um sistema de leitos cultivados de três unidades, em que a última unidade do sistema contém mudas de taboa transplantadas. Esse sistema será o responsável por decantar e filtrar a água residual antes dela ir para o açude.
Os estudantes realizaram, na última semana, a preparação do sistema de leitos cultivados e a colocação das mudas de taboa. Com esse projeto, a escola busca ampliar o tratamento dos seus efluentes reintegrando-os ao ambiente e garantir aos estudantes uma ampliação dos conhecimentos unindo prática e teoria.
A iniciativa faz parte da proposta do prefeito Ivo Ferreira e do vice Abner Dillmann e da SMED de expandir o ensino agrícola no município e propiciar aos estudantes maior qualificação técnica.