19 AGO 2021
Encontro propõe reflexões sobre o perfil de cada aluno da EJA em Camaquã
Quatro palestrantes participaram da formação com os profissionais da educação

No dia 16 de agosto, a Secretaria Municipal da Educação e Desporto realizou uma formação voltada para profissionais da educação que trabalham no CEJA (Centro Educacional de Jovens e Adultos). A palestra foi conduzida pela psicóloga clínica, Elisete Spiering Jacobsen, pela advogada e coordenadora do Centro, Miranda Bueno, pela assistente social Diessika Rodrigues e pelo educador físico que atua no Centro de Recuperação El Shadai, Marcelo Kaufmann Rosa.
O objetivo do encontro era avaliar a importância de refletir sobre o perfil de cada aluno dessa modalidade e de que forma se pode contemplar suas necessidades a fim de formar pessoas capacitadas para os enfrentamentos cotidianos. Trata-se de um trabalho que requer manejo adequado, vínculo e conhecimento acerca desse universo para que a aprendizagem seja eficaz e para que esses não se frustrem diante dos obstáculos e dificuldades encontradas em seus estudos.
A criação e implantação do Polo têm como principal objetivo qualificar e oferecer formas diversificadas de atendimento possibilitando aos jovens e adultos a continuidade dos estudos, contudo requer um olhar muito peculiar acerca desse público-alvo. Portanto, além do conhecimento cognitivo sobre o desenvolvimento humano, é imprescindível estudar sobre o perfil desse aluno no sentido de instruir e capacitar para o atendimento dessa demanda.
Para os participantes, o evento foi um momento valioso, de grande aprendizado e  compartilhamento de experiências que servirão para qualificação dos profissionais que atuam nessa modalidade de ensino.