26 AGO 2021
Escolas Municipais ampliarão atendimento presencial a partir de setembro
Iniciativa segue orientação do Conselho Nacional de Educação de volta às atividades presenciais

O Governo Municipal, através da Secretaria Municipal da Educação e Desporto e das Escolas Municipais, realizou um planejamento de ampliação do atendimento presencial nas escolas a partir do mês de setembro. A ampliação do atendimento será pautada na continuidade dos cuidados sanitários, adoção de práticas pedagógicas adaptadas, escalonamento de grupos de alunos, acolhimento às crianças e às famílias e manutenção do atendimento remoto para alunos que se mantiverem afastados do ensino presencial por questões de saúde ou decisão familiar.
A decisão da ampliação do atendimento foi tomada com base em estudos nos mais de 5 mil municípios brasileiros, na fundamental importância da rotina escolar para o desenvolvimento da criança e do adolescente, nas ações e interações pedagógicas que resultam em aprendizagens significativas e na orientação do Conselho Nacional de Educação de volta às atividades presenciais, ação considerada prioritária em todo o país.
A ampliação do atendimento presencial respeitará a realidade de cada comunidade escolar, número de alunos, espaços escolares e adequações. As ações implementadas terão um contínuo acompanhamento da SMED com apoio e suporte para cada escola, avaliando os avanços e necessidades individuais de cada um dos educandários.
É importante salientar que o apoio do Conselho Municipal de Educação, Círculo de Pais e Mestres e Conselhos Escolares das Escolas Municipais nesta ação é fundamental para garantir educação de qualidade aos estudantes.