08 SET 2021
Empresa inicia estudo hidrológico em Camaquã
Somente com o estudo hidrológico Executivo Municipal poderá buscar soluções com amparo técnico

A prefeitura municipal de Camaquã vem buscando solucionar os transtornos ocasionados em épocas de chuva, o que vem sendo solicitado a mais de 20 anos, um estudo hidrológico para resolver os problemas das enxurradas em pontos críticos na cidade.
Buscando atender o anseio da população, o Executivo Municipal, através de processo licitatório, contratou os serviços da empresa ROOS Ambiental, da cidade de Santa Cruz do Sul, a qual encontra-se realizando o levantamento do perímetro territorial do município, para levantar dados que venham a ser utilizados nas ações de prevenção de inundações, através de projetos que visam solucionar os problemas em dias de fortes chuvas.
A ROOS vem a trinta dias realizando a primeira etapa do levantamento e coleta de dados necessários para a construção do projeto, estando mapeando todo o território da cidade através de drone. Além do levantamento de dados e topográfico, a empresa encontra-se avaliando a capacitação atual do sistema de drenagem, com a instalação de marcos de georreferenciamento com RTK (Real Time Kinematic).
Linígrafos foram instalados nos cursos hídricos, aproveitando o evento pós chuvas para medições de descargas líquidas e sólidas, estes linígrafos foram instalados para realizar vistorias em todo o trajeto dos recursos hídricos, apontando pontos de assoreamento e problemas ambientais identificados. A população tem uma importante participação dentro do estudo que esta sendo realizado pela empresa, onde receberam fichas de leitura dos linígrafos.
Um dos maiores problemas encontrados pelos pesquisadores, foi em relação ao descarte irregular de lixo em locais próximos a córregos e vias públicas.
Diversos pontos passam pelo monitoramento da empresa, os quais estão divididos em todo o território de Camaquã, para que em aproximadamente 90 dias seja finalizado o estudo e entregue ao Executivo Municipal.
Somente com este estudo o Poder Público poderá buscar as soluções necessárias para evitar os alagamentos no município, solucionando este problema que vem de anos trazendo transtornos aos camaquenses.