22 SET 2021
EJA é tema de encontro para professores municipais
Formação contou com palestras de professoras da Uergs

Nas noites dos dias 13 e 14 de setembro, a Secretaria da Educação e Desporto promoveu formações voltadas para profissionais da educação que trabalham no CEJA (Centro Educacional de Jovens e Adultos). Com o tema “Desafios da prática docente no contexto contemporâneo da EJA”, os encontros foram realizados online e conduzidos pelas professoras da UERGS (Universidade Estadual do Rio Grande do Sul).
No primeiro dia, a professora e mestre Percila Silveira Almeida abordou o tema “Desafios Contemporâneos da EJA: Diálogos Necessários com a Pedagogia da Autonomia de Paulo Freire”. A segunda palestrante do dia foi a professora mestranda Ana Maria Baldo que ministrou sobre o tema “Por uma educação dialógica e transitiva que nos leve a superação da sociedade atual: o que Paulo Freire pode nos ensinar”.
O segundo dia teve a palestra da professora mestre Cristiane Bocacio sobre “O ensino de Ciências e a EJA”. A palestra final foi ministrada pela professora e doutora Rita Cristine Basso Soares Severo que abordou o tema “A juvenilização da EJA e os novos desafios da docência”.
A Secretaria Municipal da Educação e Desporto entende que esses momentos são de extrema importância para a Educação de Jovens e Adultos que passa por um processo de reestruturação de sua proposta pedagógica, visando sempre qualificar os profissionais que atuam nesta modalidade.