30 SET 2021
Executivo Municipal participa de reunião almoço com Secretário de Estado
Nesta quinta-feira (30), o Poder Executivo Municipal recebeu a visita do Secretário do Desenvolvimento Econômico do Estado do Rio Grande do Sul, o Deputado Estadual Edson Brum. O convite para visitar o Município foi formalizado há cerca de sessenta dias em visita realizada pelo Vice-Prefeito Abner Dillmann e pelo Secretário Clayton Dworzecki, na Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado do Rio Grande do Sul. Hoje pela manhã, ele foi recepcionado pelo Secretário do Desenvolvimento, Inovação, Cultura e Turismo Clayton Dworzecki que o acompanhou em entrevista nos estúdios da Rádio Acústica FM.
Após, na Associação Comercial e Industrial de Camaquã foram recebidos pelo Prefeito Ivo de Lima Ferreira, pelo Vice-Prefeito Abner Dillmann e pela Presidente da ACIC Kátia Szczepaniak. Na tradicional Reunião Almoço da entidade o Secretário Edson Brum explanou sobre os trabalhos realizados pela secretária e pelo ambiente de negócios favorável ao Estado do RS, “modernizamos e desburocratizamos legislações de fomento à economia, como o Fundopem, que sofreu redução de mais de um terço no tempo para início da fruição do benefício; e o Programa Estadual de Desenvolvimento Industrial (Proedi), estendido para atividades correlatas às indústrias. Da mesma forma, foram criadas leis que incentivam setores importantes, como a Pró-Etanol, o Marco Legal do Gás, a Lei da Inovação, a Nova Tributação do Aço e o Decreto do E-Commerce.
Trabalhamos ainda pela implantação e ampliação do Auxílio Emergencial Gaúcho, pelo adiamento da cobrança de ICMS do milho importado do Mercosul e a isenção do tributo das operações internas de farelo de arroz. Fizemos mais: extinguimos o Diferencial de Alíquota (Difal), o "imposto de fronteira", um pleito histórico que lutamos intensamente; prorrogamos por 180 dias as taxas para abertura de empresas; disponibilizamos novas linhas de crédito do BRDE e Badesul; e criamos o RS Garanti e o Programa de Capacitação de Agentes Municipais de Desenvolvimento”. O Secretário Edson Brum finalizou afirmando que, “Vivemos um novo momento e temos a certeza de que faremos a nossa economia crescer ainda mais”.