06 OUT 2021
Agentes de Endemias lançam Programa Sigam Nosso Exemplo
Os Agentes de Combate às Endemias do Centro Municipal de Vigilância em Saúde, responsáveis pelo programa de controle do Aedes aegypti, realizaram nesta terça-feira (05), ação de recolhimento de depósitos que acumulam água, servindo como criadouro deste inseto, e que em vez de terem sido descartados corretamente no lixo, estavam depositados indevidamente em terrenos baldios.
Durante a ação foram eliminados 342 criadouros presentes em 16 terrenos baldios localizados no Centro da cidade. O projeto contemplou primeiramente o Centro, pois neste bairro, neste ano, já registramos oito (8) focos do Aedes aegypti, sendo o bairro com maior número de focos até o momento. Na ação foram retirados, latas, potes, pneus, viandas, sacos plásticos, garrafas, sapatos e podas de palmeiras descartados de maneira incorreta, havendo coleta de 3 amostras encaminhadas para análise. Após o recolhimento dos depósitos, a equipe instalou placas educativas para conscientizar a população e evitar outros descartes irregulares.
Em nossa cidade existem 1362 terrenos baldios e o intuito da equipe é contemplar inicialmente os 256 que estão presentes nos bairros que já apresentaram focos neste ano, no entanto, cabe ressaltar que o maior objetivo do projeto é incentivar a população a contribuir, realizando a ação em outros pontos, mantendo as placas que estão sendo instaladas e descartando adequadamente seu lixo.
A ação é realizada em caráter de mutirão, onde parte da equipe realiza e eliminação de possíveis criadouros enquanto os demais agentes realizam a abordagem nas casas enfatizando a ação e pedindo a colaboração da comunidade.
Com o projeto “Sigam nosso exemplo” buscamos incentivar a população a realizar ações de prevenção, bem como, alertar para a gravidade de doenças como dengue, zika e chikungunya.