07 OUT 2021
Professores participam de Oficinas de Criação de materiais pedagógicos
Materiais inspirados na metodologia montessoriana serão usados por alunos de pré-escola

Nos dias 28 e 29 de setembro, ocorreram “As Oficinas de Criação” voltadas para os professores da Rede Municipal nas dependências do Auditório Zilda Maria Azambuja. Os momentos foram pensados e oportunizados pelas assessoras pedagógicas da educação infantil da Secretaria da Educação e Desporto, Mayara Colomby e Rita Trapp, contando com a parceria das direções das escolas.
Participaram da formação as oito escolas de educação infantil e 16 escolas de ensino fundamental com turmas de pré-escola da Rede Municipal de Ensino. Os primeiros momentos foram destinados a breves reflexões sobre a vida de Maria Montessori, bem como uma abordagem sobre o trabalho na sala de aula, pautado na liberdade, no ambiente preparado e no olhar para a criança.
Num segundo momento, as professoras participantes assistiram a apresentação de alguns materiais e partiram para a prática, realizando a construção dos mesmos para suas escolas, visando a exploração e uso dos alunos, bem como a integração dessas atividades ao enxoval da instituição. Foram confeccionados por cada escola o total de nove materiais inspirados na Metodologia Montessoriana, abrangendo as áreas de Vida Prática, Sensorial, Matemática, Linguagem e Educação Cósmica.
Além das produções, houve uma exposição de diversos materiais com sugestões de atividades que poderão ser multiplicadas nas escolas com baixo custo e de fácil higienização.
A SMED trabalha para que os professores da Rede realizem formações continuadas para garantir uma educação de qualidade aos estudantes. Para Mayara e Rita, “foram momentos de estudo e compartilhamento de ideias e estratégias pedagógicas, onde as professoras da rede puderam participar com dedicação, alegria e entusiasmo”.