27 OUT 2021
GABINETE
Municípios da região começaram estudo para implementação de Casa de Acolhimento à Mulher
Estudos começaram a ser elaborado pelo municípios integrantes do Consórcio Intermunicipal Centro-Sul para implementação de uma Casa de Acolhimento à Mulher vítima de violência doméstica

Em reunião realizada na semana que passou, foi aprovado por unanimidade pelo Conselho de Prefeitos do Consórcio Intermunicipal Centro-Sul e seus representantes, o início dos estudos para implementação de uma Casa de Acolhimento à Mulher, em âmbito regional, a fim de atender as mulheres vítimas de violência doméstica na região.
Em atenção ao aumento de casos de violência doméstica no Brasil e no Mundo, e considerando o fato de não haver a padronização de atendimento aos casos, na Região Centro-Sul, o Consórcio Centro-Sul, na figura do seu Presidente e prefeito de Camaquã Ivo de Lima Ferreira e da Diretora Executiva Fabíola Coelho, levou a pauta “estudos para criação de projeto de abertura de casa de acolhimento à mulher vítima de violência doméstica” à Assembleia de Prefeitos, para votação.
Hoje, cada município da região precisa definir e aplicar seus critérios individuais de atendimento às vítimas de violência doméstica, através de suas secretarias de assistência e desenvolvimento social ou órgãos de atenção especializada à mulher, por exemplo. Com a proposta, os municípios consorciados firmariam parceria dedicada a este tipo de atendimento, tornando-o mais humano e organizado, inovando na forma de auxílio e proteção a mulheres em situação de vulnerabilidade.
A matéria foi apresentada e aprovada por unanimidade junto aos Prefeitos e seus representantes, ao passo que já nesta semana iniciam os estudos para implementação do serviço, através do Consórcio e Municípios Consorciados, a fim de aprovar o projeto no ano de 2022.
O Consórcio reforça seu interesse e disponibilidade em cada vez mais ser parte atuante no desenvolvimento de políticas públicas regionais, sempre atuando em convergência aos interesses dos Consorciados.