23 NOV 2021
SMICS
1ª Semana Global do Empreendedorismo está sendo realizada em Camaquã
Na noite de ontem teve início a 1ª Semana Global do Empreendedorismo, realizada pela Prefeitura Municipal através da Secretaria do Desenvolvimento, Inovação, Cultura e Turismo. Na solenidade de abertura oficial a administração municipal realizou a entrega do Prêmio Destaque Empresarial 2021, que simboliza o reconhecimento por parte do Poder Público Municipal para as empresas que geram riqueza para o município de Camaquã, contribuindo com o desenvolvimento econômico e social da nossa cidade, uma vez que a receita tributária gerada por essas empresas, somada a outras fontes de receita, possibilitam que a prefeitura entregue o maior número possível de obras e serviços à população camaquense.
A premiação foi entregue pelo Vice-Prefeito Abner Dillmann e pelo Secretário Clayton Dworzecki, aquelas empresas que mais se destacaram no último ano. O Vice-Prefeito representando o Prefeito Ivo de Lima Ferreira, destacou a importância não só dessas empresas agraciadas, mas de todas aquelas que em conjunto ajudam o município a crescer e se desenvolver, gerando emprego e renda para os camaquenses.
O Secretário destacou a importância dessas empresas para o desenvolvimento econômico do município e a importância dessas empresas no empreendedorismo e dentro do ecossistema de inovação que o município tem estimulado através de grupos de trabalho, proposição de alternativas, que vem sendo realizado desde o início do ano com as entidades empresariais, empresários e instituições de ensino, dentro do Eixo de Inovação do Programa Cidade Empreendedora, que a prefeitura desenvolve em parceria com o Sebrae.
Também, destacou o trabalho realizado no Eixo de Desburocratização, resultando na regulamentação local da Lei da Liberdade Econômica, assim como a Lei de Inovação, que serão encaminhadas nos próximos dias para a Câmara de Vereadores para discussão e votação, que considera de extrema importância no processo de estímulo ao surgimento de novas empresas e atração de investimentos considerando a agilidade no processo de abertura de empresas e os benefícios e incentivos fiscais para atração de investimentos na área da inovação.
A palestra da noite realizada pelo Professor Jorge Audy, Pós-Doutor da PUCRS, que foi um dos fundadores do TECNOPUC e possui vasta experiência internacional na área de inovação, trazendo um panorama global do porquê alguns países vêm se destacando ao longo dos anos na área da tecnologia e inovação, considerando investimentos significativos na área da educação e a construção de ambientes propícios ao conhecimento, aliado a criatividade e oportunidades estratégicas do surgimento de negócios, cuja excelência na fala reteve uma platéia atenta e em silêncio por aproximadamente duas horas em uma aula de conhecimento e reflexão.
Hoje à noite tem continuidade as atividades da 1ª Semana Global do Empreendedorismo, de acordo com a programação que segue.