15 DEZ 2021
DESENVOLVIMENTO SOCIAL
Uma horta diferente
Era o ano de 2015 quando o Centro de Geração de Renda aceitou o desafio de criar uma Horta Comunitária em suas imediações. O terreno tomado pelo mato deveria ser transformado num ambiente para o plantio e cultivo de hortaliças e árvores frutíferas, bem como se tornar um espaço social e educativo.
A gestora da época – Josiane Longaray – abraçou o desafio e não mediu esforços para o surgimento da Horta Comunitária num processo em que muitos servidores se envolveram juntamente com a parceria das empresas Fortral e Afubra. O sonho se tornou realidade ainda naquele ano. Até 2016 o servidor Roberto Santos trabalhou como responsável pela mesma e atuou como instrutor.
A partir de 2018 o servidor Valdeni Vieira assumiu o cuidado e a manutenção da Horta Comunitária, bem como a limpeza e preservação da área verde existente nos arredores com espécies plantadas pelos saudosos Irmãos Maristas.
De abril a julho deste ano a senhora Luciara Kohls contribuiu na execução de tarefas como semeaduras, construção e alinhamento de canteiros e, também, através do Projeto Saberes e Sabores – elaborado em conjunto com a nutricionista da SEMTDS Ana Carla de Araújo e com o coordenador do Centro de Geração de Renda Leandro Decavatá.
Por fim, e talvez o mais encantador, foram as Oficinas de Horta Comunitária transcorridas em outubro e novembro para as crianças atendidas pelos CRAS. Uma nova fase iniciou com o ensino e a aprendizagem do cultivo da terra através do trabalho comprometido do servidor Valdeni. Em dezembro aconteceu a primeira formatura das crianças participantes. A EMATER entrou para o time de parceiros colocando-se à disposição para doação de mudas e capacitações sempre que necessário. O Governo Municipal, através do Secretário Diego Garcia e do prefeito Ivo de Lima Ferreira, apoia e incentiva este projeto social e educativo, afinal todos querem o desenvolvimento e a melhoria de vida dos camaquenses.