25 JAN 2022
SMICS
Executivo Municipal participou do lançamento do Avançar no Desenvolvimento Econômico com o Programa Juro Zero RS
Na manhã de quinta-feira (20) no Salão Negrinho do Pastoreio do Palácio Piratini, o Prefeito em exercício, Abner Dillmann e o Secretário do Desenvolvimento, Inovação, Cultura e Turismo, Clayton Dworzecki, em conjunto com o Secretário Especial de Governo, Rafael de Moura e a Secretária de Administração e Planejamento, Cristiane da Cunha, participaram do lançamento do Programa Avançar no Desenvolvimento Econômico.
No evento, houve a apresentação do Programa Juro Zero RS desenvolvido pela Secretaria Estadual do Desenvolvimento Econômico. O Governador do Estado do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite e o Secretário do Desenvolvimento Econômico e Deputado Estadual, Edson Brum, realizaram a apresentação desta iniciativa que promove o desenvolvimento econômico para microempreendedores individuais, microempresas e empresas de pequeno porte.
Avançar RS no Desenvolvimento Econômico possibilita aos Microempreendedores Individuais, Micro Empresas e Empresas de Pequeno Porte, linhas de crédito de 10, 30 e 100 mil reais com juro zero, com três meses de carência para começar a pagar e prazos amplos para possibilitar a tomada desses empréstimos visando investir nessas empresas em um momento de retomada da economia após a severa crise vivenciada na pandemia.

Confira os limites de valores e prazos para os pagamentos:
MEI - até R$ 10 mil - 3 meses de carência - 12 meses para pagar
Microempresa - até R$ 30 mil - 3 meses de carência - 33 meses para pagar
EPP - até R$ 100 mil - 3 meses de carência - 33 meses para pagar
Os bancos de fomento BRDE e Badesul operam na ponta com as cooperativas, com o fundo garantidor de até 80%, com apoio do Sebrae para acompanhamento e planejamento de utilização do recurso. Tudo direto com os operadores, cadastro, análise de crédito, limites entre outros. O programa entra em vigor a partir de 1 de fevereiro e os empresários podem procurar as agências do Sicredi, Sicoob, Unicred e Cresol para realizarem a solicitação de crédito.
A Secretaria do Desenvolvimento, Inovação, Cultura e Turismo estará analisando o edital, para proporcionar o auxílio necessário aos empresários de Camaquã na obtenção desses recursos para movimentar a nossa economia que vem se recuperando de forma gradativa. Em caso de dúvidas ou orientações, os empresários poderão se dirigir a Sala do Empreendedor a Secretaria do Desenvolvimento, Inovação, Cultura e Turismo, Rua José Antônio Pires, 396, prédio da Receita Federal ou pelo WhatsApp 51 995195192.
O secretário Clayton Dworzecki ressalta a importância do Programa Juro Zero: “Uma facilitação ao crédito nunca antes disponibilizada aos pequenos empresários, que irá possibilitar quitar dívidas porventura existentes e investir no próprio negócio para recuperar os prejuízos advindos do período mais severo enfrentado durante a pandemia”.
Já o Prefeito em exercício Abner Dillmann destacou a importância do lançamento do programa: “Este programa é muito importante, pois fortalece os nossos empresários, aumenta a sustentabilidade da empresa, garantindo a manutenção das empresas locais. Nossa equipe irá fazer o que for necessário para auxiliar os empresários camaquenses que tanto agregam o desenvolvimento da cidade.”.