28 MAR 2022
DESENVOLVIMENTO SOCIAL
Secretarias definem ações relacionadas ao programa Busca Ativa
Ação conjunta entre as secretarias da Educação e Desporto, Saúde e Especial da Mulher, do Trabalho e Desenvolvimento Social busca identificar crianças e adolescentes que estão fora da escola.

Ocorreu na sexta-feira (25), na Secretaria Municipal da Educação e Desporto, uma reunião para aprimorar a rede intersetorial para intensificar as ações relacionadas ao programa Busca Ativa para o ano de 2022. A ação é conjunta entre as secretarias da Educação e Desporto, Saúde e Especial da Mulher, do Trabalho e Desenvolvimento Social.

O programa Busca Ativa tem por finalidade resgatar os alunos evadidos e aqueles que estão em idade escolar e ainda não tiveram acesso a educação. É um trabalho em rede envolvendo agentes de saúde e assistentes sociais, inserção e reinserção destes discentes ao ambiente escolar.

A Busca Ativa reúne representantes de diferentes áreas, fortalecendo, dessa forma, a rede de proteção. Cada secretaria e profissional tem um papel específico, que vai desde a identificação de uma criança ou adolescente fora da escola ou em risco de abandono, até a tomada das providências necessárias para seu atendimento nos diversos serviços públicos, sua (re)matrícula e sua permanência na escola.

Participaram da reunião os secretários Nelson Egon Geiger Filho, da Educação e Desporto; Renato Sanhudo, da Saúde e Diego Garcia, Especial da Mulher, do Trabalho e Desenvolvimento Social. Também participaram a secretária adjunta da SMED, Jaqueline Santos, a coordenadora da Atenção Básica do Município, Daniella Borba, Elisa Castro, do CadÚnico, e os assessores da SMED Lilian Nunes e Luiz Mauren coordenadores do Programa Busca Ativa.
Autor: Assessoria de Imprensa