Ir para o conteúdo

Prefeitura Municipal de Camaquã - RS
Acompanhe-nos:
Rede Social Twitter
Rede Social Facebook
Notícias
Enviar para um amigo!
Indique essa página para um amigo com seus dados
Obs: campos com asterisco () são obrigatórios.
Enviando indicação. Por favor, aguarde...
MAI
03
03 MAI 2022
MEIO AMBIENTE
Prefeito visita empresa de tecnologias ecológicas em Novo Hamburgo
enviar para um amigo
receba notícias
Foco do empreendimento é a transformação de resíduos em produtos de alto valor.
 
O prefeito de Camaquã, Ivo de Lima Ferreira, e o secretário do Meio Ambiente, Endrigo Ribeiro, visitaram uma empresa de tecnologias ecológicas em Novo Hamburgo, na segunda-feira (02). A empresa EKT Ekological Technologies é uma empresa brasileira que atua há mais de 20 anos na pesquisa e desenvolvimento de tecnologias ecológicas de alto desempenho para transformação de resíduos sólidos urbanos e industriais em produtos de alto valor comercial.

Durante a visita, os representantes do Executivo camaquense puderam acompanhar o passo-a-passo do processo de transformação do lixo/resíduos em CBSI (Composto Biossintético Industrial), que é algo parecido com um farelo. Nesse processo não há necessidade de nenhum tipo de separação do lixo/resíduos, tudo pode ser processado em conjunto para formar o composto. É a partir desse composto que se pode produzir diversos materiais de alto valor como tijolos, madeira biossintética, adubo bio-orgânico, óleo/diesel/querosene de aviação biossintético, combustível biossintético sólido, além da possibilidade de produção de energia elétrica com a queima do mesmo.

A comitiva camaquense foi recebida pelo fundador da EKT, Carlos Walter Flister, que destacou que a tecnologia da EKT é única no mundo, patenteada e que foi testada e aprovada por 5 laboratórios internacionais. Flister também ressaltou que o processo é livre de agentes químicos, subprodutos ou poluição em sua fase industrial.

A visita do prefeito Ivo e do secretário Endrigo teve como principal finalidade buscar alternativas e soluções para os desafios que a produção de lixo gera para o poder público.

O prefeito Ivo salientou que “nós temos questões muito sérias para resolver no que se trata da destinação do lixo produzido na nossa cidade. No que se refere ao lixo e os resíduos industriais, vejo que essa tecnologia desenvolvida pela EKT é uma excelente alternativa para diminuirmos o impacto da produção de lixo no meio ambiente”.

“Nossa meta, como gestores públicos, é buscar as melhores alternativas e soluções para esse problema sério que todas as cidades enfrentam e vão precisar enfrentar com muito mais afinco, que é a questão da destinação dos resíduos e do lixo comum produzido pela população”, explicou o Endrigo.
Autor: Tarso Ribeiro - Ascom Prefeitura de Camaquã
Seta
Versão do Sistema: 3.2.5 - 03/08/2022
Copyright Instar - 2006-2022. Todos os direitos reservados - Instar Tecnologia Instar Tecnologia